Mockingjay by Suzanne Collins

Saturday, September 4, 2010
Mockingjay eh o ultimo livro da trilogia The Hunger Games, o fenomeno da autora Suzanne Collins. Essa eh uma das minhas series favoritas, e por mais que a curiosidade estava matando p/ saber o final, eu nao queria que a serie tivesse acabado. 

Eu comecei a ler Hunger Games logo qdo o primeiro livro saiu em 2008. Ai tive q esperar um ano ate Catching Fire sair em 2009, e agora mais um ano p/ Mockingjay. Entao estava muito ansiosa p/ saber onde a estoria iria parar.

Mockingjay eh guerra pura. Descricoes longas de batalhas e mais batalhas, parecem infinitas. Eu li algumas criticas que disseram que a autora correu com a estoria nesse livro. Eu nao achei. Inclusive achei q poderia ter descrito menos batalhas e mais estrategia. 

Eh um livro completamente imprevisivel. Nao consegui prever praticamente nada. Todas as vezes que eu achava q estava indo p/ um lado, a estoria virava e uma bomba explodia, e alguem morria. Sim, muitas mortes... um livro muito triste p/ quem acompanhou todos aqueles personagens desde o inicio. E digo que algumas mortes foram meio estupidas para personagens de um nivel bem principal. Poderia ter sido mais detalhado, mais digno, pelo menos p/ aqueles mais ligados a Katniss, a personagem principal.

O triangulo amoroso Gale, Katniss e Peeta finalmente chega a uma resolucao, afinal eh o fim da serie. Nao posso de maneira alguma revelar esse detalhe!!!

O livro eh fantastico, essa autora eh fantastica. Com certeza eh um MUST READ, porem tenho q comparar com os demais livros da serie e dizer q esse foi oq eu menos gostei. A guerra eh sangrenta e depressiva, o livro eh muito triste. Da uma sensacao de realidade, que vc esta vivendo a guerra, e guerra realmente nao sao felizes. Mostra a capacidade de autora de trazer a estoria p/ uma realidade quase tangivel. 

O final tem sensacao de final... nao deixa aquele gostinho de quero mais. Isso eh importante numa serie qdo ela realmente acaba. Oq eh dificil... Muitas series acabam e ficam com aquele gostinho de q as coisas nao foram totalmente resolvidas. Nao eh o caso desse livro.

Eu terminei de ler a ultima pagina a mais ou menos uma hora atras, e ainda estou sentido a depressao e a tristeza do livro. Pesa de uma forma q eu nao imaginava...

Eu adorei essa estoria futuristica criada pela Suzanne Collins. Eu queria que ela criasse uma companion series, contando uma nova estoria de outros personagens, nesse mesmo futuro. Talvez um pouco no passado, antes da Katniss nascer... Com certeza os fans da serie iriam amar!

11 comments

  1. Livs, vc me deixou mais ansiosa ainda! Meu Catching Fire chega essa semana e aí eu encomendo meu Mockingjay, que vai demorar uma eternidade pra chegar aqui no BR!
    :*

    ReplyDelete
  2. *-* Estou doida para ler a série ^^ Não vejo a hora da minha chegar para que eu possa ler :)

    ReplyDelete
  3. Menina, eu achei The Hunger Games em português na Saraiva por 48,00!!! Achei um rouboooo!
    Vou esperar dar uma abaixada no preço ou venderem no Estante Virtual hahahaha

    Bjs

    ReplyDelete
  4. Confesso: Não li sua resenha! Haha Mas não foi por falta de vontade e sim porque eu não li nem o primeiro livro ainda, então ler a resenha do último vai acabar com toda a magia! :D Confesso que estou louca pra ler essa série, todos os blogs que eu passei falaram que ela é ótima e a história me atraiu e muito! Espero que lancem o resto aqui.

    ReplyDelete
  5. Dá uma depressão mesmo quando uma série que goistamos chega ao final né?

    Sabe que ainda não li Jogos Vorazes, mas como adoro ficar vendo spoiler (rsrsrsrs) acho que vou torcer por Gale. Sei lá, pela descrição que fazem do Peeta ele parece besta demais. Posso estar enganada, vamos ver!

    Só quero ver o título que a editora brasileira vai dar pra Mocking Jay. Sabe como vai ficar Catching Fire por aqui? Fogo Cativante. Será que não podiam ter adaptado um pouco não? Traduções ao pé da letra não dão certo.

    Adoro suas dicas!

    Bjs :)

    ReplyDelete
  6. AAAAH, invejinha de você ok? Tou louca pra ler Mockingjay mimimi
    Me segurei para não ler sua resenha, não ficar com mais vontade ainda, mas peguei um MUST READ ali no meio, que bom haha

    ReplyDelete
  7. Nossa, tô doida pra comprar o primeiro, vi ontem na livraria... mas estava surrealmente caro. Vou esperar um dinheirinho *-*

    Gostei dos seus comentários, aumentaram minha curiosidade *-*

    :*
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ReplyDelete
  8. Adimiro bastante os autores que conseguem matar os personagens principais e mostrar todos os segredos e misterios para o leitor!

    ReplyDelete
  9. Muito bom o vídeo, Livs.
    E eu quero participar, tá?

    ReplyDelete
  10. Então estavamos falando mais cedo sobre esse livro né... então corri aqui pra ler sua resenha.
    Então, eu confesso que demorei muito para ler Catching Fire, já estou com ele aqui desde terminar Jogos Vorazes, provavelmente uns 3 a 4 meses e foi só em novembro que tomei vergonha na cara e comprei mockingjay.
    Ainda estou lendo, mas acho que vou ter uma opinião semelhante a sua e contrária em alguns aspectos,eu já sei tudo o que acontece e já li o epilogo e sim a história é triste para caramba.
    Mas o que eu não suporto foi a Katniss não ter escolhido o Peeta no final. Peeta segurou toda a depressão dela, ficou do lado dela e cara ela nem fala que o ama, ele que ainda tem que perguntar.
    Compartilho da sua opinião que ela mudou muito, já nos primeiros capitulos dá para sentir essa mudança nela.
    Enfim, eu ainda vou reflitir mais e depois volto. :)

    ReplyDelete
  11. Estou lendo Catching fire, e agora que descobri praticamente toda a historia no ultim comentario fiquei chocado, como ? Totalmente revoltado, se não fosse o pão que o Petta deu pra Katniss quando ela tinha 11 anos ela , a mae , e a irma teriam morrido, espero que esse espoiler não mude a minha opiniao sobre a serie que acho 5 estrelas.

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)