Sapphique by Catherine Fisher (no spoilers)

Wednesday, December 29, 2010
Sapphique eh a continuacao de Incarceron da autora Catherine Fisher. Desde quando Incarceron saiu, a serie tem sido muito mencionada como uma das melhores fantasias ja escritas. Os direitos de Incarceron ja foram vendidos para as telonas, e me parece que Taylor Lautner (Jacob de Twilight) fara o papel principal de Finn. 
Se voce perdeu a critica de Incarceron, clique AQUI.

Sapphique continua a estoria exatamente do final de Incarceron, 2 meses apos. 
So tem um pequeno problema: impossivel falar qualquer coisa de Sapphique sem revelar o final de Incarceron (e acho que quem ainda nao leu Incarceron nao vai gostar da ideia... hahahaha)

Entao o que eu posso falar de Sapphique sem NENHUM spoiler? Que a estoria eh impressionante! Os capitulos sao alternados, contando a estoria do ponto de vista de dentro da prisao e de fora, por mais ou menos 5 a 6 personagens. O final de cada capitulo eh um cliff-hanging diferente, que faz com que o leitor nao consiga parar de ler. E as reviravoltas? O leitor eh "enganado" com pequenos detalhes, e quando acha que uma coisa esta acontecendo, na verdade eh outra pessoa, em outro lugar! 

A autora com certeza tem um grande talento, e atrevo dizer que essa eh uma das fantasias mais complexas do mercado hoje em dia, misturando inclusive um pouco de filosofia em muitas das teorias criadas. Em alguns livros, o leitor consegue escutar a voz do autor atras das falas dos personagens, o que faz ser um livro fraco (na minha opiniao). Isso nao acontece em Sapphique. A complexidade dos personagens, a diferenca entre eles, as caracteristicas, tudo eh muito bem determinado. 

A estoria eh refrescante e muito diferente do que a maioria de nos esta acostumado a ver nos livros de YA. Assim como Incarceron, esse livro menos de 1% de romance, que so somente subentendido nas entrelinhas da estoria. Quando terminei de ler Incarceron, eu achava que a autora tinha deixado o romance para ser contado em Sapphique, o que nao aconteceu. Apesar de sentir falta de um pouquinho de romance, essa falta nao afeta em nada no poder da estoria. 

O final de Sapphique eh de tirar o folego! Eu realmente nao sei onde o proximo livro da serie vai continuar depois desse final. Tem uma sensacao de termino, muita coisa foi muito bem resolvida. Mesmo assim eu estou louca para ler o proximo, que acredito ser o final, pois eh uma trilogia. Infelizmente ainda foi divulgado titulo do proximo livro, mas assim que tiver mais informacoes estarei postando aqui no blog.

Concluindo: Sapphique eh MUST READ! A serie eh excelente, e Sapphique consegue ser ainda melhor do que Incarceron. Importante mencionar que o ingles da serie eh um pouco mais pesado do que os demais livros YA. Seria um ingles medio a avancado. 

11 comments

  1. Preferi não ler a continuação da resenha! =0
    Ainda não li o primeiro! O/ quero *_*

    Bjo Liv

    ReplyDelete
  2. Ai... eu quero muito essa série!
    Leio cada resenha q me deixa maluco p ler...

    bjuss

    ReplyDelete
  3. Liv, eu sei que vc não faz a maldade de colocar spoiler.. só um pouco de terrorismo talvez hauaua #brincadeira
    É pq vc disse que era inevitável falar o final de Incarceron que fiquei com medo de ler! haha

    bjo

    ReplyDelete
  4. Ótima resenha!! Só fiquei com mais vontade de ler Incarceron para ler Sapphique logo.

    ReplyDelete
  5. Ah, gente *--* to com muita vontade de ler a série :] Vamos ver se quando eu for comprar meus livros eu consigo enfiar Incarceron no carrinho u_u UAHIUAHA
    Beijos Livia :*

    ReplyDelete
  6. Já sei qual será o próximo box que eu comprarei... hahahahahahaha

    ReplyDelete
  7. Nossa, me deu vontade ler os dois livros agora! Muito legal o seu blog, já estou seguindo!

    http://okaycult.blogspot.com/

    ReplyDelete
  8. Parece ser bem legal Liv... Os YAs, na maioria das vezes é muito leve, e inocente de mais para um protagonista adolescente... Já que vc disse que esse é mais pesado, me interessei!

    ReplyDelete
  9. Bom, Livia, como vc disse que ia ter spoilers de Incarceron, só li o 1º e o último parágrafos, hehe...

    PS: Eu acho o Taylor Lautner "so cute"! :)

    ReplyDelete
  10. Tipo... WOW! Quero pegar pra ler logo! Sérião! A série já ta na minha lista dos 100 de 2011!
    AAH! Então... Feliz Ano Novo Lívia!!!

    ReplyDelete
  11. Eu nem tinha prestado muito atenção em 'Incarceron' mas revolvi dar uma olhadinha e... Uau, preciso muito de ler esses livros! Adorei suas resenhas :D Só estou com um pouquinho de medo do nível do inglês :B

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)