The Maze Runner by James Dashner

Monday, February 7, 2011
Recebi excelentes recomendacoes de The Maze Runner, que foi comparado com The Hunger Games. Alguns disseram que seria ainda melhor. Na minha opiniao melhor nao eh, mas o livro eh muito bom!

The Maze Runner conta estoria de um grupo de meninos presos em um acampamento rodeado por um labirinto. Um labirinto muito complexo onde as paredes se movimentas, portas abrem e fecham, e eh habitado por criaturas/maquinas assassinas horriveis chamadas Grievers. Divido em grupos, os meninos trabalham dentro do acampamento em varias funcoes: cozinhar, plantar, limpar, etc. E um grupo seleto sao os corredores do labirinto, que passam o dia percorrendo as varias areas, memorizando as mudancas e tentando achar uma saida. Eles precisam escapar dali, e a resposta esta dentro do labirinto.

Thomas, o personagem principal, eh um dos ultimos a ser introduzido no acampamento. A sua memoria eh apagada como a dos demais garotos (ele mal consegue se lembrar de seu nome). Porem o acampamento e o labirinto nao parecem estranhos a Thomas. La no fundo de sua memoria, Thomas sabe que ele ja esteve ali de alguma forma. Por que eles estao ali? Quem elaborou o labirinto? Qual objetivo de tudo, sao as perguntas que Thomas e o leitor se faz a cada paragrafo do livro.

A estoria eh muito rapida, uma vez que cadeias de acontecimentos ocorrem de uma so vez. Algumas partes sao bem previsiveis, outros bem inesperadas. O labirinto eh cruel, apavorante e eu tive inclusive pesadelos com as cenas descritas pelo autor. 

Esse livro so nao entra para a lista de must read porque eu achei  Thomas um personagem um pouco chato. Ele pensa demais, pensamentos repetitivos, coisas desnecessarias, que nao levam a lugar nenhum.  Eu confesso que pulei varios dos longos paragrafos das reflexoes dele, durante o livro todo. Apesar disso, a estoria eh boa suficiente para o leitor nao querer parar de ler.

Extrema originalidade, muita acao, suspense e menos de 1% de romance eh o que voce encontrara em The Maze Runner. Se voce gostou de The Hunger Games, provavelmente voce gostara de The Maze Runner. Recomendado!
A sequencia de The Maze Runner eh The Scorch Trials, que ja esta disponivel no mercado (USA). Eu com certeza estarei lendo, provavelmente quando sair em paperback.

*Nivel de Ingles: Medio (com bastante girias).

11 comments

  1. Adorei todos os momentos de Maze Runner e estou bem animada para ler a continuação :)

    ReplyDelete
  2. adorei o livro lívia, gostei muito do clima de tensão que o autor criou e das revelações que o livro traz bem aos poucos!

    J.
    -The Eater of Books

    ReplyDelete
  3. Adorei Livia!
    Deus, estou louca por esse livro!
    Acho que vai ser em inglês mesmo, por aqui ele é tão caro ¬¬
    Adorei Huger game então acho que é uma boa leitura como vc falou...

    Vc é horrível Liv, só trás livros que eu fico doida p/ comprar! ;0

    haha

    Bjocas

    ReplyDelete
  4. Ahh, pena q não quase nada de romance... =0/ Mas a história parece interessante.
    Bjo.

    ReplyDelete
  5. Adorei sua resenha, Liv *-* Já estava doida pra ler esse livro, sabendo que é um livro muito bom, fico com mais vontade ainda =) Já ganhei o livro em uma promo, assim que chegar vou ler!!!

    ReplyDelete
  6. Eu vi esse livro na Nobel aqui de Pira.. estou pensando seriamente em compra-lo!! hahaha
    Não foi para o Must Read..ahhhh
    rsrsrs

    bjs

    ReplyDelete
  7. Acho que já tem no Brasil, mas nunca tinha lido nada sobre ele... Depois de ler a sua resenha... Eu Quero... E olha que ainda nem li Jogos Vorazes!

    ReplyDelete
  8. Também não gosto desses personagens lerdos, que pensam, pensam e mesmo assim não chegam a lugar algum. Mas esse livro já tem aqui no Brasil, e eu to louca pra comprá-lo!

    Um dia eu ainda leio todos os YAs' que você recomenda (muitos dias, na verdade), Livia!

    ReplyDelete
  9. Estava ansiosa pela sua resenha de MR. Estou com ele na listinha há um tempão, e até agora só ouvi boas críticas.
    Não sabia que tinha continuação! Pronto, agora gamei...rs

    AMEI Hunger Games, então vou seguir seu conselho e vou ler.

    Listinha de março já tá lotada!

    bjs
    @thaorteg

    ReplyDelete
  10. Acho que ainda não li nenhuma crítica negativa desse livro...

    ReplyDelete
  11. Ok, vou colocar na listinha, mas lá no finzinho... Existe uma remota possibilidade de eu gostar. Afinal, eu curti The Hunger Games, mas não morri de amores. Agora, se tem menos de 1% de romance, daí acho que não vou gostar mesmo... hahaha

    Valeu
    Bjokas

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)