The Iron Witch by Karen Mahoney

Thursday, March 31, 2011
Quero comecar essa critica com uma informacao muito importante: Se voce pretende ler The Iron Witch, NAO LEIA a sinopse de tras da capa do livro. Ela revela mais de 200 paginas do livro (isso porque o livro tem 289 paginas). O resto fica completamente previsivel. 

Eu queria ler esse livro desde quando vi a capa pela primeira vez. Linda, nao? Tentei com a editora, mas meu pedido nao foi atendido. Quando livro saiu, eu acabei comprando por curiosidade. Ao vivo, a capa ainda eh mais bonita, com uns tons metalicos, muito bem elaborados.
The Iron Witch conta estoria de Donna, uma garota que teve seu pai assassinado enquanto tentava salvar-la de um ataque de fadas, quando ela era muito nova. Ela tem flashes de memoria, mas principalmente sonhos com do dia que destruiu sua vida. Sua mae esta internada em um hospital para doentes mentais, pois depois do dia do ataque, ela nunca mais foi a mesma. Donna vive com sua tia, que eh membro da mesma ordem da qual seus pais tambem faziam parte: A Ordem do Dragao. Donna nasceu numa familia de alquimistas, aqueles que possuem o poder de defender os humanos contra o mundo das fadas. Donna praticamente perdeu as duas maos na batalha pela sua vida, as quais foram reconstruidas com poder magico da alquimia. Nao vou contar mais para nao entrar em spoilers.

Alquimistas versus Fadas. A teoria eh muito interessante e refrescante! Gostei muito da mistura que a autora fez. Em varios momentos do livro o leitor consegue perceber que a autora fez pesquisas aprofundadas no mundo dos alquimistas para usar em suas teorias. A estoria eh facil de ler e os personagens sao bem cativantes.

No inicio do post eu ja havia dito que a sinopse estragou bastante o livro pra mim. Eu ja sabia quase tudo, e o resto foi muito previsivel. Mas alem de ja saber demais (o que pra mim eh um fator destrutivo na leitura), eu achei que a autora deu enfase nas partes erradas da estoria. Onde ela poderia ter explorado mais, ela passou batido, e o dia a dia da garota ficou muito repetitivo. Muitos detalhes nas horas erradas combinados com uma estoria muito previsivel, fez a leitura ser bem massante.

Outra coisa que me irritou bastante foi o fato de no final quase nada ser respondido e pouca coisa foi resolvida. Tudo vira gancho para uma possivel continuacao. Muito dificilmente eu compraria a continuacao. 

E ai? Recomendo ou nao o livro? Acho que fico assim: se voce gosta de fadas, e ainda NAO leu a sinopse do livro, acho que voce deve tentar. Definitivamente NAO eh must read, mas acho que a estoria podera te agradar. Se voce nao leu a sinopse e ler o livro, volta aqui para me dizer se isso ajudou ou nao o seu gosto pela estoria.

*Nivel de ingles: Medio/Facil

14 comments

  1. Ah, eu achei a capa tão linda... Uma pena o livro não ter uma história mto boa, vc não é a primeira a reclamar... Estou na dúvida... Qm sabe eu ainda dou uma chance. Obrigada pela dica, não vou a ler sinopse! =0)
    Bj.

    ReplyDelete
  2. Que chato isso da sinopse! Poxa, por que fazem essas coisas, né? E o livro parece bem diferente, nunca vi algo do tipo... talvez se você não tivesse lido a sinopse teria gostado mais, acho que vou arriscar :D

    ReplyDelete
  3. Aii, odeio essas sinopses cheias de spoilers!! ¬¬
    Vc tb não foi a primeira que não gostou tanto da história, mas quem sabe se eu ainda não tento... :D
    Beijos!

    ReplyDelete
  4. Eu vou confessar que ultimamente não tenho lido sinopse de NENHUM livro! As sinopses estão acabando com a emoção, suspense, e mistério dos livros, fato.
    Tipo, eu agora tenho só lido as resenhas, e visto o que as pessoas acharam de tais livros, dependendo do ponto de vista delas, eu resolvo ler/comprar o livro, ou não...
    Por enquanto, tá funcionando! ^-^
    Ah, posso contar um segredinho? Ainda não li nenhum livro de fadas :S #shameonme Mas um dia eu ainda leio! Agora to apegada nos medievais, com dragões, lobos, e outras criaturas desconhecidas ;)

    Beijoos :*

    ReplyDelete
  5. Hm... eu não sou de ler sinopses. haha Eu gosto de ler resenhas e depois de muito tempo ler o livro, quando eu leio.
    Eu compraria só pela capa. :B Talvez um dia eu tente. Te conto, se ler. xD

    ReplyDelete
  6. Fiquei bem interessada!a capa é muito linda e misteriosa! vou tentar!

    ReplyDelete
  7. Er, essa história de ''fadas'' ainda não me pegou... Até agora, a única que me interessou MESMO foi ''Reckless'' da Cornelia Funk.

    E, pelo visto, esta nem é tão boa assim, né? Então, fica para a próxima...

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ReplyDelete
  8. Eu sempre fico brava com sinopses que entregam muita coisa... estraga a leitura >.< Tenso isso...
    Outra coisa que, normalmente, me deixa brava é livro que não consegue agir como se fosse único - ou seja, deixa pontas demais soltas... isso geralmente me desagrada... principalmente quando a sequência é algo provável, mas não certo...

    ReplyDelete
  9. Poxa vida! É uma pena que o livro não seja tão legal quanto a capa [que capa! *.*]
    Também estava de olho nesse livro [por causa da capa hihihi], mas não li a sinopse ainda.
    E foi por pura sorte porque eu tenho mania de ler sinopses =D
    Minha lista de livros está tão grande que acho que vou excluir esse, por enquanto.
    Quem sabe, um dia...

    Bjuss

    ReplyDelete
  10. PO LIVIA! hauuhahua continuo na dúvida se quero ou não xD

    ReplyDelete
  11. Esse livro também chamou minha atenção pela capa... Mas já vou entrar em contato com a Underworld para dar um jeito na sinopse, quando for lançado no Brasil!

    ReplyDelete
  12. Hmmm, não convenceu.
    Adorei a capa, mas não vou gastar meu precioso dindin com livros que não têm boas indicações.

    Valeu a sinceridade, as always :)

    @thaorteg

    ReplyDelete
  13. Eu quero muito ler esse livro, justamente por já ter lido sinopses com spoilers é que hoje em dia acabo lendo apenas as primeiras linhas da sinopse, assim leio o livro sem grandes espectativas \o/

    Bjs
    Mari

    ReplyDelete
  14. Esse livro não me atraiu nem um pouco e depois das resenhas então... =(

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)