Ler em Ingles

Friday, April 22, 2011
 Atendendo a pedidos, estou postando aqui o texto que foi para o site da MTV (que esta em reforma e so Deus sabe quando volta ao ar - se eh que volta um dia... Nao temos previsao. =(

A pergunta que muitos leitores se fazem e:  sera que o meu nivel de ingles e bom suficiente para que eu consiga ler um livro todo em ingles? A resposta e simples: basta tentar!
Para ler um livro em outra ligua, voce tem que ter algum conhecimento dela, nesse caso, o ingles. Se voce ja estudou ingles ate o nivel medio, na escola, ou em um escola especializada de ingles, eu arrisco dizer que sim, voce e capaz de ler um livro em ingles.
Se voce esta receoso em comprar um livro pois acha que nao conseguira ler, peca emprestado com alguem, ou mesmo na biblioteca.

Para testar o seu nivel de leitura, tente comecar por um livro Independent Reader (de 9 a 13 anos – sera a idade do personagem principal do livro). Os livros dessa faixa etaria exigem menor conhecimento da lingua. Alguns bons exemplos de livros Independent Reader sao: Percy Jackson and the Olympians do Rick Riordan, Maximum Ride Series do James Patterson, The Benedict Society Series do Trenton Lee Stewart, The 39 Clues Series escrita por varios autores.
Se voce ja sabe seu nivel de ingles, comece direto nos livros YA (young adult – de 14 a 18 anos – sera a idade do personagem principal). Para comecar, recomendo as seguintes series: Mortal Instruments Series da Cassandra ClareThe Darkest Powers da Kelley Armstrong, Pretty Little Liars Series da Sara Shepard, Heist Society da Ally Carter. 

Nesse inicio, evite livros de epoca ou livros escritos por autores Ingleses. Ambas as opcoes contem um vocabulario classico e bem mais elaborado. E exatamente por esse motivo que nao indico a leitura de Harry Potter em ingles para iniciantes.

A primeira experiencia lendo em ingles sera um pouco estranha. Nao se assuste, seu cerebro esta se adaptando com a lingua. No inicio, a leitura sera bem lenta. Se voce puder consultar um dicionario, seria otimo, voce estara aumentando seu vocabulario. Porem nao e necessario olhar no dicionario a cada nova palavra, o contexto da frase ja dira o suficiente. Quando o contexto ficar estranho, ai sim, e hora de procurar a palavra chave no dicionario. Passando da metade do livro, sem voce perceber, voce ja estara lendo bem mais rapido, consultando o dicionario raramente, e vendo poucas diferencas entre ler em ingles e portugues. Se voce se sentir assim, voce ja pode mudar para um livro YA, e sim, voce e capaz de ler em ingles!

Tentar e a chave do sucesso. Como diz aquele velho ditado: quem nao arrisca, nao petisca!

No links abaixo, as primeiras paginas dos dois primeiros livros da Serie Gone do autor Michael Grant. Um otimo teste para seu ingles:
1- Gone - 92 paginas disponiveis (clique AQUI).
2- Hunger - 121 paginas disponiveis (clique AQUI).

15 comments

  1. Eu comecei a ler ingles relativamente nova em comparação com muitos dos meus amigos! Eu tinha uns 11, 12 anos. E ainda por cima foi com BREAKING DAWN passei quase um mês lendo aquele troço! Tinha umas 700 páginas! Hoje em dia eu raramente leio em português pois os livros tendem a chegar MUITO depois do lançamento e ainda por cima alguns ainda tem uma tradução precária...

    ReplyDelete
  2. Oi Livia,
    Concordo com você, eu estou no começo da leitura em inglês e, as séries PJS e The 39 Clues são mais as melhores para mim, entendo bem, e estou fazendo coleção.
    Gostei desta postagem

    Ralf
    meus-erros.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. Comecei também, não estou entendendo tuuuudo, creio que 8o% do que eu li nas primeiras partes do livro que escolhi. mas não usei dicionário, então simplesmente olhei o contexto da frase. No mais estou até aprendendo inglês falado e tudo, consigo até entender alguns desenhos infantis, mais entrei nessa mesmo para ler livros, inspirada em você Livia!

    ReplyDelete
  4. Muito legal seu texto.
    Eu também estou começando a ler em inglês e fiquei com muitas dúvidas em com o que começar.
    Suas dicas foram muito válidas e vou fazer como vc disse. ^^
    Obrigada,
    beijos.

    ReplyDelete
  5. Oi, Livia!

    Gostei muito do texto. É uma grande ajudar ler essas dicas.
    Vou procurar os livros que você indicou.
    Particularmente, tenho um sério problema com dicionários, pois os consulto muito, mesmo em português. Sendo em inglês, dificulta a leitura. Mas vou tentar deixar de lado.

    Grande beijo,
    Dri Ornellas

    ReplyDelete
  6. Comecei a ler em inglês com I Am Number Four, e achei super fácil, entendi, digamos, 99% do livro. Pessoalmente, prefiro mil vezes ler em inglês, os livros demoram muito para ser lançados em português, e acho muuuuito lindos livros hardcover *--*

    ReplyDelete
  7. Adorei as dicas e eu estou para comprar um livro em inglês. Antes estava meio receosa mas creio que me sairei bem, ainda mais com um pouco da ajuda do dicionário. Adorei o post, mt mesmo!

    beijos :)

    Thais P.

    ReplyDelete
  8. Lívia, nem sem como te agradecer, de coração mesmo. Essas dicas me deixou a preguiça de lado e me fez querer terminar de ler Radiance. O inglês que eu tenho é de seriados que vejo a um bom tempo, tenho só 4 meses de curso de inglês mas consigo entender boas coisas. Muito obrigado, muito obrigado mesmo Lívia do fundo do meu coração.Parabéns por esse blog ótimo. Beijos -Gabriel W.

    ReplyDelete
  9. Oii nossa amei as suas dicas, faço ingles a um tempinho so que tenho medo de comprar um livro em ingles e nao conseguir ler bem, consigo entnder alguns fimes e musicas, textos tabem... mas livros bate um receio ....
    Vou ler as 92 pags de Gone que tem no seu blog para teste ... ah e aproveito para falar que ameii demais seu blog conheci ele pelo Livros e bolinhos..., bom nem preciso dizer que eu amo ingles e ver o seu otimo sotaque é muito legal.. bomadorei as dicas e o blog
    bjs *.* agnjulho.blogspot.com

    ReplyDelete
  10. Lívia,
    Ameiiii este post!!! Vc é uma fofa, muito obrigada pelas dicas...
    Eu comecei a ler livros em Inglês seguindo os seus conselhos e com o seu incentivo (sempre responde os meus e-mails com muito carinho e sempre disposta a ajudar) e estou amandooo... realmente no começo a leitura fica um pouco lenta, mas depois começa a fluir melhor... Eu adoro os livros em Inglês pois no Brasil os livros demoram muito para serem lançados e sem contar que o preço dos livros aqui no Brasil é muito alto.. Editoras nos ajudem Please!
    Minha estante ainda tem poucos livros em inglês, mas aos poucos estou completando.. heheh...
    Lívia muito obrigada mesmo, adorooo o seu blog e adoro vc!
    Beijosssss Jaque

    ReplyDelete
  11. Eu leio em inglês desde a época que fazia o curso (há uns bons 10 anos...). Um dos primeiros livros que li inteiro em inglês foi um da Agatha Christie. Hoje leio mais em inglês do que em português, por todos os motivos já falados: demora na publicação brasileira, algumas traduções que deixam mto a desejar (sabe qdo vc percebe, só de ler em português, como a frase estava escrita e pq o tradutor errou? É de matar!), e tbm pq acho que, por melhor que seja a tradução, vc perde um pouco do jeito de escrever do autor. Hoje já nem percebo que estou lendo em inglês. :)

    ReplyDelete
  12. Nunca me preocupei muito com essa história de nível de inglês. O primeiro que li peguei em e-book, vi que conseguia e li super rápido. A partir daí prefiro comprar livros em inglês mesmo. Às vezes eu, que ainda moro no Brasil, chego a esquecer como se diz algumas coisas em PORTUGUÊS de tanto ler e pensar em inglês. Mas pra quem vai começar agora é questão de prática. É como você disse, Livia, se na página x a pessoa vê uma palavra desconhecida que não deu pra entender pelo contexto ela procura a tradução da palavra - depois disso sempre que ver aquela palavra já vai saber o significado, até chegar ao ponto em que o vocabulário fica enorme e é raro precisar procurar no dicionário

    ReplyDelete
  13. Muito bom post. Eu tb não vou negar que a primeira vez que se lê um livro em inglês é meio freaky, vc se perde o tempo todo, e fica achando que não tá entendendo nada...

    Mas eu como boa fã de harry potter, li meu primeiro livro em inglês com ele, e sim como tu falaste Livia, não é uma boa ideia...realmente o inglês é me mais rebuscado, quantos adjetivos novos eu não sabia, oh my...

    Mas agradeço até hoje a JK rowling, porque agora leio tudo que quero em inglês ^^

    ReplyDelete
  14. Gentem, desde que comecei a ler em ingles não consigo mais parar. Vira e mexe ainda leio livros traduzidos e como dói. Sim, depois que vc pega o jeito, não tem como nao detectar os absurdo que os tradutores fazem...

    Meu conselho, é relaxem. Não se predam a necessidade de entender TODAS as palavras, o importante é o contexto. Eu acho muito chato ficar parando toda hora para consultar o dicionario, entao não faço isso mais. Resultado: uma hora eu entendo a palavra e nunca mais esqueço e se vc me pedir para traduzir eu não sei, porque só conheço ela em ingles. Engraçado, né?

    ReplyDelete
  15. Oi, Lívia!
    Há uns anos comprei HP1 crente que conseguiria ler. "Ah, é o primeiro e o público é juvenil, vou comprar". Bem... sem curso de inglês, não fui muito longe. Sempre procurei estudar a língua sozinho, e, quando surgiu a oportunidade, entre num curso, há exato um ano.
    A vontade de ler algo sempre foi enorme e até me viro bem na língua. Tenho mais os três primeiros de How To Train Your Dragon, a coleção de Twilight (capas brancas :D), e, não deu. Está para chegar The Maze Of Bones, da série The 39 Clues. Esse dá pra encarar.
    Mas, essa semana, eu li um livro em inglês! Sim, todinho! Da série Desventuras Em Série, The Bad Beginning, e te falo: foi um excelente livro para impulsionar a leitura na língua inglesa.
    Até fiz a resenha dele, no blog. Passe por lá: http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/2011/07/resenha-bad-beginning-de-lemony-snicket.html !
    Fiquei feliz e mais motivado. Estou sempre em busca de uma leitura para meu nível e The Bad Beginning foi a escolha perfeita. :D
    Tenha uma ótima semana!
    beijos

    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)