Life as We Knew it by Susan Beth Pfeffer

Saturday, April 30, 2011
Life as We Knew it eh contada atraves do diario de Miranda, uma adolescente que mora na Pennsylvania. Quando o autor escreve contado a estoria com um diario, com datas de acontecimentos, ele tem que ter muito cuidado para que a coisa nao fique chata. Dia a dia sao muito chatos. E infelizmente foi isso que aconteceu com esse livro. 

Miranda eh uma adolescente comum, preocupada em tirar notas boas na escola para que consiga uma bolsa de estudos para entrar na faculdade. No inicio do livro, seu pai anuncia que sua nova esposa acaba de descobrir que esta gravida. Alguns dias depois desse anuncio, um meteoro colide com a lua, fazendo com que o satelite natural se aproxime tanto da Terra que as crateras lunares sao vistas a olho nu.

Com a mudanca de orbita da lua, o primeiro acontecimento imediato eh a mudanca nas ondas do mar, que engolem varias cidades litoranias, e fazem inclusive ilhas inteiras no mundo desaparecerem. A Terra acaba se deslocando um pouco de orbita, causando uma mudanca na temperatura, que faz com que as estacoes fiquem mais rigidas, os insetos se comportam diferentemente, trazendo novamente todas as doencas que existiam apenas em poucas areas: malaria, dengue, etc. A energia falta cada vez mais, e consequentemente os alimentos vao acabando, os hospitais nao funcionam mais como antes, etc etc. Os seres humanos tem que se adaptar a nova Terra.

A ideia do livro eh otima, a autora teve uma sensibilidade e com certeza pesquisou bastante para que os fatos fossem contados o mais proximos da realidade possiveis. O problema foi que o diario pula pouquissimos dias, e muitos deles a estoria so se repete... repete... repete. O livro conta as 4 estacoes, onde o verao eh muito quente, e o inverno extremamente frio. Eh interessante ver as diferencas, mas de novo, dia a dia enjoa, e muito.

Uma pena... o livro tinha tudo para dar certo, porem eu na gostei. As partes onde a autora conta as mudancas, por exemplo quando as ondas comecam a engolir as cidades, quando os mosquitos comecam a atacar e passar as doencas, eh muito interessante. Mas demora tanto para chegar nelas que eu acabei perdendo o interesse.

Para aqueles que gostam de livros lentos, que se arrastam, provavelmente irao gostar de Life as We Knew it (eh uma trilogia). Para os demais que sao como eu, que gostam de livros que prende a cada pagina, nem arrisquem (eu parei por aqui, nao corre nenhum risco que eu va ler os demais da serie).

*Nivel de Ingles: Medio

10 comments

  1. Ah... que peninha >.< Esse livro parece ser tão bom :( Mas, até que eu acho que poderia gostar =D ehhehehe Gosto de livros descritivos e não vejo problemas com o dia a dia.
    Certamente você não gostaria de ler o Diário de Anne Frank... apesar de pular vários dias, as entradas são muito semelhantes!

    ReplyDelete
  2. É lento??? Deixa pra lá!

    ReplyDelete
  3. Eu estava muito animada com esse livro quando comecei a ler e não consegui passar da metade pelos mesmos motivos que você escreveu.
    A estória é muito lenta, acho que se a personagem estivesse mais perto das tragédias, ou se pelo menos tivesse mais partes falando sobre as tragédias teria sido mais interessante. Outro motivo pelo qual eu não gostei do livro é que eu não criei empatia com a personagem principal.
    Ainda pretendo terminar de ler ele, mas não tenho pressa para isso.

    ReplyDelete
  4. Eu não sei ainda se gosto de livros lentos! Sei lá, eu gostei d'A Mão Esquerda de Deus, mas muita gente disse que é lento demais. Eu não achei isso. Quero ler Fallen, que dizem ser devagar, pra ver se eu gosto e se acontece o mesmo que aconteceu com A Mão...

    ReplyDelete
  5. AH! Já disse que achei uma pena, né? Achei que ia ser muito legal esse livro, principalmente porque é futurista, mas agora, livro que enrola, e se arrasta? Tô fora! :x
    Principalmente porque é em forma de diário, e eu não me dou muito bem com esses tipos de livro :S

    HAUHSUAHUSHAUSHUAS Lembrei agora de você "personificando" o diário, lá na bookstore, inconformada com os dias que não passava nada :p HAUHSUAHSUHAUSAS

    Beijos :*

    ReplyDelete
  6. Ahhhhhhhhh!
    Eu quase choro agora por esse livro!!!
    Tem certeza absoluta que ele é chato?!

    Eu sou tão viciado em histórias apocalípticas (um dos meus filmes preferidos é UM DIA DEPOIS DE AMANHÃ).
    Eu ainda tentarei esse livro... um dia!

    Mas, por enquanto... NOT! haushaush

    Abraços,
    Felipe Saraiva,
    http://bibliotecafelipes.blogspot.com/

    ReplyDelete
  7. Parece chato... Aliás, fiquei curiosa pra saber como esse livro chegou nas suas mãos, pq ele não parece ter mto a ver com vc...

    ReplyDelete
  8. Vem cá, quem é que gosta de livros leeentos que se arraaaastam??? kkkkk

    Fiquei curiosa quanto a idéia do livro, mas um livro que não me deixa ofegante e de olhos arregalados? Eu passo! rsrsrs

    Bjo do Mix.

    ReplyDelete
  9. É lento tipo ''Fallen'' ou consegue ser mais lento? Por que se for tipo ''Fallen'' eu até consigo ler. Mas se for pior... O.O'

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ReplyDelete
  10. Só pelo título eu já sabia que era chato. Devia ter me perguntado. eu te pouparia a leitura. kakakakaka

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)