Livros em Serie - A importancia de ler alternadamente

Wednesday, April 20, 2011
Existe algo mais dolorido do que terminar um livro de serie e ter que esperar pelo lancamento do proximo? Isso mata qualquer bookworm, nao? Eu conheco bem o "feeling". Eu adoro series e eu sofro com a espera. Ainda mais aqui nos EUA, que cada livro da serie eh lancado uma vez a cada ano. Um ano de espera eh muita coisa... Mas estou aqui para dizer que essa distancia entre um livro e o outro existe por alguns motivos.

O motivo mais obvio eh o poder lucrativo de uma serie. Se a serie for boa, os fas aguardam ansiosamente pelo lancamento dos proximos volumes. Isso faz com que a venda dos livros tenha um aumento considerativo, e muitas vezes o volume entra na lista do NY Times Best Sellers logo na primeira semana de lancamento. Entao sim, series tem um apelo monetario grande.

Agora, nao eh so por esse motivo que existe esse intervalo entre um livro e o outro de uma serie. O autor usa esse intervalo para escrever e editar o novo volume da serie. Usa a experiencia da livro anterior com os leitures, que podera influenciar (ou nao) na continuacao da serie. Mas o mais importante: eh um intervalo para leitor deixar a estoria "sink in"

Todo mundo ja leu um livro em serie. Consequentemente ja perceberam que varios fatos dos livros anteriores sao mencionados durante a leitura, lembrando o leitor de onde a estoria parou, e porque ela esta naquele ponto. Se voce le um atras do do outro, nao existe nada mais CHATO do que ficar lendo tudo aquilo se repetir, e eu garanto que voce fica pensando: "Mas isso eu ja sei!" Nao eh para voce se sentir assim... 

Se voce parar para pensar, uma serie de 4 livros eh uma estoria bem grande... Se voce le um livro atras do outro, eh como se voce tivesse lendo uma estoria de 2500 paginas. Eh impossivel, em algum ponto, nao estar enjoado dos personagens e de tudo que esta acontecendo. Fora que os fatos do livro 1 se misturam com o 2, e no final voce mal lembra qual livro eh qual. Nao eh pra voce se sentir assim...

Os livros sao separados para que o leitor possa deixar a estoria penetrar, entender os detalhes, e claro, ficar na agonia esperando a continuacao. A "agonia" faz parte do gostar da serie, faz parte do "fan moment"!!! Voces acham que se Twilight ou Harry Potter tivessem sido lancados um atras do outro a febre e o vicio pelos livros teria sido na mesma proporcao? NAO! =)
Pensem ai: qual livro voces tiveram que esperar pela continuacao e me digam se esse livro nao eh melhor do que os outros? Eh psicologico!

Resumindo: series nao foram feitas para serem lidas um livro atras do outro. Te garanto que o gostinho pela coisa eh diferente quando voce da um intervalo entre os livros. Se mais de um livro da serie ja foi lancado, leia um ou dois de outra serie no intervalo entre eles. Ja ajuda bastante. Entao pare de esperar varios da serie serem lancados para comecar a ler, leia logo! =)

Se voce nao concorda comigo, eu te DESAFIO a fazer um teste. Depois volte aqui e diz que eu estou errada, mas o desafio esta lancado. Eu acho que a maioria vai sentir a diferenca. (Eu demorei 2 anos para convencer minha amiga Raquel de que era importante dar esse intervalo. Finalmente consegui, e ela concorda comigo!).

32 comments

  1. Eu li HP sem intervalo. Li os sete livros e um mês, mas isto foi pq demorei para render a série. Na verdade, não fico esperando todos serem lançados para ler tudo de uma vez. Vou comprando e lendo conforme são lançados... =0)
    BJ.

    ReplyDelete
  2. Concordo com o que disse. Realmente o tempo faz com que o marketing e a ansiedade trabalhem para o sucesso do livro. Algumas series você fica louca para ler o proximo. Na epoca em que li crepusculo, terminei o livro em dois dias, e logo pulei para Lua nova e depois para Eclipse e depois para Amanhecer. Nem tinha a sequência aqui no Brasil, mais eu fiz o que pude para ler e acabei lendo uma tradução fanmade. Mais hoje em dia eu concordo que é melhor segurar um pouquinho, afinal a espera muitas vezes se faz valer a pena.

    ReplyDelete
  3. Super concordo! Meus livros favoritos de Vampire Academy são justamente os três últimos, que tive que esperar tanto por eles!

    ReplyDelete
  4. Eu concordo plenamente Livia!

    Mesmo quando pego livro que já tem a série toda publicada, não leio seguidos, deixo bons intervalos entre eles, assim quando pego, devoro pela saudade dos personagens!!

    Estou me sentindo realizada hj, pois acabou de chegar "Em Chamas" a continuação de "Jogos Vorazes" lançado esse mês aqui no Brasil, foram meses de espera e agora com certeza devoro em no maximo dois dias!

    Ótimo post!!

    Bjus!!

    ReplyDelete
  5. Ei Lívia,

    Eu sempre fiz isso, concordo totalmente com vc. Na verdade como faço sempre nem chego a sofrer tanto, embora fique curiosa esperando os lançamentos.

    Tanto que sempre espero lançarem os livros aqui no Brasil, gosto de alternar as séries. Até as que começo já tendo vários livros eu alterno, adorei o post :)

    bjoo e feliz páscoa =^.^=

    ReplyDelete
  6. Quando eu gosto da série acho horrível ter que esperar, mas você está certa. Às vezes eu fico enjoada de ficar lendo a mesma coisa quando o autor quer que a gente lembre o que aconteceu e no final não sei mais o que aconteceu em cada livro, mistura tudo mesmo! Uma pena não ter esse post antes, porque eu descobri na prática mesmo ahaha Agora tem várias séries paradas na minha estante porque eu fiquei com medo de "desgostar" e resolvi dar um tempo.
    É bom mesmo ter esses intervalos hahah!

    ReplyDelete
  7. Eu nunca leio séries de uma só vez, ainda mais se for uma série complexa como TMI ou Wicked Lovelly.

    ReplyDelete
  8. Sempre tentei lê-los de uma só vez.... Harry Potter foi assim até O Cálice de Fogo...já os outros eu tive que esperar um pouquinho..

    VOu fazer o teste com o livro Feios então... tenho o primeiro e o terceiro da série..hahahha

    beijo

    ReplyDelete
  9. Você tá falando comigo?! Acho que vc tá falando comigo >< Sou exatamente o tipo de pessoa que espera uma série inteira sair para ler tudo de uma vez só... hahahahah
    Gosto de fazer assim...
    Acho que vou fazer o que você sugeriu - ler separadamente... vou fazer isso com Harry Potter (que estou doida para reler) e depois te conto o que achei da experiência ^^
    Mas, a princípio, realmente acho muito melhor ler tudo de uma vez só \o/

    ReplyDelete
  10. Ai, eu não deixo pra ler um só depois que o outro lançar. Eu leio logo.
    Eu adoro ficar esperando os lançamentos, é TÃÃÃÃO emocionanmte isso!!! xP

    Aquela ansiedade, aquele friozinho na barriga, aquela emoção quando lança, aquela perfeição quando o livro chega... São emoções INDESCRITÍVEIS!!!

    E definitivamente, Twilight e HP não teriam tanta fama e não seria tão grandiosas, se os livros fossem lançados tudo de uma vez!!!

    Ai, nem me fale do tempo entre um e outro... É uma tortura!!!
    Mas, eu NÃO consigo deixar de gostar de séries!
    Pode me chamar de masorquista, mas eu AMO essa "tortura"! hauhaushahs

    Felipe Saraiva,
    http://bibliotecafelipes.blogspot.com/

    ReplyDelete
  11. Concordo demais com você, livia! Sem a espera, o livro nao adquire a grandiosidade nem pra gente nem pro mundo, rs.

    Adorei essa análise sua.

    Beijinhos!
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    ReplyDelete
  12. Concordo plenamente, estou aprendendo isso da maneira mais difícil, tendo alguma experiência. Acabei, hoje por sinal, a série de 6 livros de A Mediadora da Meg Cabot, e sim li um atrás do outro, e tudo o que você disse lá em cima já estava sentindo, o cansaço dos personagens a
    "reprise" em cada começo de livro e a mudança de idéias que vou te falar nessa série é considerável. Mas tem um ponto que não "casa" perfeitamente: no meu caso, nessa série a autora muda sua persepção das coisas e se você der um intervalo entre os livros não vai sentir. Digamos que em um livro ela não goste de alguém e no outro ela diz que no anterior gostava, deu pra entender? E como isso não é muito relevante no "geral" da história, você, se ler alternadamente, acaba concordando e entrando em contradição junto com a autora.

    Ufa!

    Bjos em série do Mix.
    @nicecrsantos

    ReplyDelete
  13. Minha irmã,
    Sua teoria é muito boa, mas, para as pessoas esquecidas como eu, não funciona...
    Eu simplesmente esqueço o nome dos personagens! kkkkk Tá bom, não esqueço dos personagens principais, mas dos irmãos, pais, amigos etc!
    Então, se eu não ler tudo de uma vez, tenho q ficar voltando no outro livro pra lembrar quem é a pessoa... um saco! rsrsrs
    Um exemplo disso é Twilight! Pq cargas d'água o Edward tinha aquele monte de irmãos??? No meio do caminho eu já não lembrava quem era quem... afffffff
    Mas num ponto vc tem razão, eu embaralho todos os livros! Nunca sei onde um começou e onde o outro parou! É como se eu tivesse lido um único livro gigante! hauhauhau
    Se vc souber de algum remédio pra memória q funcione, me avisa q eu passo a ler desse jeito aí q vc ensinou!!! ;)
    bjo

    ReplyDelete
  14. Concordo com você, é impossível ler um livro atrás do outro, a história fica mais repetitiva. Comprei o livro unico de as crônica de nárnia e é muito cansativo. Se bem que eles não ficam muito voltando e contando fato do livro anterior. :D

    ReplyDelete
  15. Com certeza, tem que ter um tempo entre as continuações. Eu li os dois últimos do HP um seguido do outro, e nem lembro o que aconteceu em cada livro! Eu misturo tudo..., e o mesmo aconteceu com Eclipse e Amanhecer.

    ReplyDelete
  16. É bem verdade isso. Eu estava lendo uma série aqui que já foram lançados todos os livros e li três, um atrás do outro,comecei a achar estranho e chato o autor repetindo tudo o que eu já sabia do livro anterior. Vou até mudar a minha tática de leitura.Rsrs, Valeu a dica!

    Bjos

    www.gabymenddes.blogspot.com

    ReplyDelete
  17. Ok, eu me rendo!!!!!!!!! Realmente vc tem razão. Mas tb não precisa ficar esperando um ano que isso não é de Deus, né??? Se entercalar com uns dois livros já está valendo... Eu continuo gostando de ler pertinho, mas não mais seguidinho. Eu tenho a cabeça muito ruim, a história acaba sumindo, então gosto de ler perto para saber cada detalhe. Mas devo confessar que esperar tem seu charme sim. Agora eu intercalo. You won!!!!!!!!!!!!!!!!!! Happy??? hahahaha

    ReplyDelete
  18. Só não concordo com a parte de que não é pra embaralhar e não sabe dizer oq é do livro 1 e oq é do 2 e tal... Isso acontece de qualquer maneira, lendo um de cada vez, ou todos juntos. No final da saga, não tem como falar o que acontece em cada um haha

    Eu Li HP do jeito q vc fala, esperando uma decada entre os livros... foi legal, gerava aquela tensão e aquela curiosidade e tal. Adorei.

    Eu li Sookie do jeito que vc não indica, um atrás do outros de maneira histérica. Eu também adorei e super aconselho a fazer assim.

    Sim, eu não concordo com vc UHAUHAHUAHU

    ReplyDelete
  19. Realmente tem que dar essa pausa, se não não tem graça! Haha Tipo, City of Fallen Angels com certeza foi um dos melhores (ou o melhor) livros da série para MUITOS (eu), só pela espera (e qualidade!)! Haha Mas, fala sério, a espera NUNCA vai deixar de ser uma agonia do caramba! Haha
    Juan,
    Geeks & Books

    ReplyDelete
  20. Concordo bastante com você, Lívia!

    A série que mais aguardei foi Crepúsculo, pois minha irmã comprou o livro assim que saiu e ela ficou tão louca pelo próximo que resolvi ler e fiquei mais ou menos do mesmo jeito.

    Harry Potter foi meio do outro jeito que você disse, li um atrás do outro, e ficou meio embasado, só pude perceber detalhes do último agora que li para ver o filme e foi superdiferente! A sede para o próximo lançamento deixa você cego e acaba atropelando as histórias...

    Agora sempre procuro deixar o próximo livro de uma série, se já o tiver, de lado para que enquanto leio outro ainda pense na história daquele daquela série enquanto não vá ler o livro da série...

    ReplyDelete
  21. err você está certa provavelmente, mas eu não gosto de esperar para ler, gosto de ler tudo de uma vez, se demorar muito tempo eu começo a esquecer os nomes dos personagens, quem é quem, quem fez o que, essas coisas.
    Eu já li dos dois jeitos, esperando e lendo um atrás do outro e eu prefiro um atrás do outro. ( mas como você disse, um atrás do outro eu não sei dizer o que aconteceu em cada livro, é tudo como um grande único livro )

    ReplyDelete
  22. Concordo em grande parte com você, mas os livros da Sookie Stackhouse, por exemplo, eu li os 7 primeiros seguidos e não achei muito repetitivo, mas acho que é porque muitos personagens entram e saem conforme mudam os livros.
    Eu gosto de ter todos os livros da série que já foram lançados, mas nem sempre leio eles seguidos, exemplo: The Luxe, Blue Bloods, Pretty Little Liars, que eu só li o primeiro de cada um, mas os outros já estão na minha estante =)

    Adorei o post, meio que puxão de orelha hehehehe

    Bjus

    ReplyDelete
  23. Eu concordo que precisa dar um espaço de tempo (mas isso não me impediu de devorar loucamente PJ em uma semana), mas acho que um ano é muiiita coisa. Eu tô desde o ano passado desesperada pela continuação do livro brasileiro da Paula Pimenta, não posso nem ouvir falar do livro, mas só vou tê-lo no final do ano :'(
    Isso me deixa totalmente desesperada, principalmente por ser o último da série.
    Acho que, sei lá, se o lançamento fosse por bimestre, digamos assim, seria bem melhor.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ReplyDelete
  24. Ah, acho que isso vai de cada um. Eu já li livros de série um atrás do outro. Hoje prefiro dar um tempo, porque acho bacana variar as leituras. Mas, sei lá, se a pessoa gosta, aí é com ela.

    Bjs

    ReplyDelete
  25. Concordo plenamente!
    Não consigo ler uma série em sequência, vai ficando chato, chego até a pegar raiva dos livros. =X
    E aí depois tenho que esperar meses (ou anos, dependendo do caso) até dar vontade de ler outra vez.
    Faz total sentido isso! A época de Harry Potter, aquela expectativa toda a cada lançamento...era muito mais legal! haha
    Hoje em dia são raras as séries que eu acompanho no ritmo americano, então faz tempo que não sinto isso.
    A maioria, quando chega no Brasil já está pra lá da metade no original, aí vão soltando a cada 2 meses. Não é a mesma coisa. =P
    Beijos!

    ReplyDelete
  26. Concordo com você Livia!

    Sempre leio livros de séries alternadamente, mas ainda não tinha pensado como você! É que não aguento esperar todos os livros serem lançados, quando gosto muito de uma saga é uma agonia esperar o próximo, mas imagina se eu for esperar todos! Definitivamente, não dá! Pelo menos, não pra mim!

    E o gostinho de quero mais é sempre bom néh!!!!

    Beijos Livia! E feliz Páscoa!

    ReplyDelete
  27. Concordo plenamente... Antes, eu lia tudo de uma vez, e chegava no terceiro ou no quarto livro, eu já estava enjoando...

    É como uma namorada... Se ela fica em cima o tempo todo e liga de 8 em 8 minutos, vc logo enjoa...

    ReplyDelete
  28. Eu leio tudo junto tb... e faço isso com séries tb...rsrs... eu tb esqueço das coisas... e de Twilight eu confundo só os dois últimos livros, pq tem mtos personagens... aquelas famílias de vampiros deviam ser ratos... vai reproduzir tanto assim pra lá....a cada novo livro surgem 234572457678809202854 vampiros diferentes... com breves vidas em novos livros... ah neeem...rs

    Agora to lendo Pretty Little Liars (já q vc me mostrou a versão grátis na net) e em ingles... incentivada por vc... será q esse vício me pega??? Já não me basta as séries? rsrs... bjoooos

    ReplyDelete
  29. Eu não consigo confundir como vc falou! Algumas séries eu li uma atrás da outra e foi ótimo e outras eu li com esse intervalo cheio de tensão e foi bom também.
    Eu acho que de qualquer forma as séries são especiais se você gosta! =)

    bjs

    ReplyDelete
  30. Eu nunca percebi essa diferença, mas eu já cansei de ler um livro de uma série, ter a continuação e ler outro antes por estar com vontade de ler outro estilo.

    Vou testar!
    E é fato, é chato demaaaaais aquelas 'recapitulações' nas estórias. (y'

    ReplyDelete
  31. A espera aumenta a emoção do lançamento, seja ela boa ou ruim. Esperar um bom tempo pelo lançamento de City of Glass só deixou o livro mais legal, deu tempo para elaborar várias teorias. Pelo contrário, esperar 2 meses por Breaking Dawn só fez com que ele parecesse pior qdo finalmente li!

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)