Crossed by Ally Condie

Sunday, July 31, 2011
A tao esperada continuacao de Matched. A trilogia que gerou contrato de um milhao de dolares para a autora Ally Condie. Depois do super cliff hanger no final de Matched, Crossed esta na lista de milhoes de leitores. Impossivel as expectativas nao estarem altas. Mais uma vez uma critica sem spoilers de nenhum dos livros da serie.

Crossed eh contado em 2 pontos de vista: Cassia e Ky, alternadamente. Melhor do que em Matched, que o livro todo eh contato do ponto de vista de Cassia, a diferenciacao de um e outro ponto de vista eh essencial nessa estoria, devido aos acontecimentos do final do livro 1.

Em Matched, o leitor eh introduzido na nova sociedade futuristica, nas regras e como a sociedade funciona. Ate os problemas se desenvolverem, o leitor participa da vida de um dos pesonagens. Em Crossed, os personagens ja estao muito alem de somente parte da sociedade. A estoria eh sofrida, a flor da pele, cheia de sentimentos profundos de pessoas que lutaram a vida toda por qualquer sentimento, mesmo que seja minimo, de liberdade.

A autora tem um dom incrivel para escrita, isso eh inegavel. Mais uma vez, devido aos acontecimentos do final de Macthed, eu acreditava que Crossed seria um livro um pouco mais rapido. Nao, o ritmo eh o mesmo, e ja acredito que esse seja o jeito da autora escreve. Em alguns momentos talvez a coisa ainda foi mais lenta. O ultimo da serie provavelmente tera a mesma velocidade. Em Matched, existe uma parte da estoria que eh muito lenta e repetitiva: a colina. Em Crossed, o leitor ira encontrar uma outra parte da estoria que tambem eh repetitiva e chata. Nao vou dizer qual, nao quero deixar spoleirs.

Uma coisa eh fato: consegui prever pouquissimo de onde a estoria estava indo, e o pouco do que eu previ aconteceu de forma diferente do que eu imaginada. Impossivel parar de ler quando voce nao sabe onde a estoria esta indo e precisa saber o que esta acontecendo e o que ira acontecer. Eh um livro diferente do estilo que eu gosto, pois a estoria nao eh tao rapida quanto eu gostaria que fosse, mas me surpreendeu e satifez as expectativas. Mas a lentidao mata...

No final eu notei um pulo na estoria. Enquanto detalhes foram contados durante o livro todo, no final a estoria deu um pulo que eu tive que voltar e ler de novo para entender melhor. Ou a edicao cortou ou a autora cansou de contar e resolveu resumir. Em um caso ou outro, eu senti uma quebra, e essa quebra fez com que o final nao fosse nem metade do que foi o final de Matched. Nao posso reclamar, agora estou tranquila para esperar mais 1 ano para a continuacao.

*Nivel de Ingles: Medio.

13 comments

  1. Bom saber que é melhor que matched, não gostei mt dos chorinhos da cassia, siuahuisa

    ReplyDelete
  2. \O/ Lívia, eu preciso desse livro!
    Adorei Destino (Matched), a narrativa, o estilo de escrita, a lentidão. Agora, vai saber quando vão lançar o segundo no Brasil. Espero que em janeiro ou finzinho de dezembro, mesmo.
    Estou com muitas expectativas quanto ao resto da série. :D
    Beijo e boa semana!

    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ReplyDelete
  3. Eu adorei Matched, gostei até mesmo do clichê da relação de Cassia e Ky.
    Estou muito ansiosa para ler Crossed(a proposito, quem eu suborno por um paperback? rsrsrs).
    O mais legal de Matched é que eu não conseguia prever a maioria das coisas, eram como eu imaginava que seriam. Por isso eu acho que foi um dos motivos para que eu tenha gostado tanto. Que bom que ela preserva essa caracteristica.
    Muito boa a sua crítica! Espero ansiosamente pelo lançamento!
    bjus.

    ReplyDelete
  4. Estou com medo de me decepcionar com esse livro. Quando eu terminei de ler Matched achei um máximo.
    Fiquei com um pé atras agora que você falou que o livro é lento e que tem uma certa quebra. Detesto quando existe uma quebra. Sempre que tem, perco um pouco ritmo e isso prejudica a leitura.

    Ótima review como sempre!

    Beijos,
    Kathy
    Leitora Compulsiva

    ReplyDelete
  5. O Meu Destino ainda está parado na estante... mas em breve vou Lê-lo! Claro que é ótimo quando um livro mistura velocidade e imprevisibilidade (isso existe?), mas o livro pode ser ótimo só tendo Imprevisibilidade, pois é isso que nos mantem louco para saber o que vem na próxima página!

    ReplyDelete
  6. Oi!
    Louca pra ler esse livro!!!!
    Tem selinho pra vc no meu blog!!!
    http://monizeramos.blogspot.com
    Universo dos Livros!!!

    ReplyDelete
  7. Bá, eu queria um contrato de 1 milhão eim haha
    Muito boa a resenha, ainda não li essa série. Quero ler
    Beijos e já estou seguindo aqui
    Bruna
    http://desbravandohistorias.com.br

    ReplyDelete
  8. Livia!

    Vim empolgada, esperando que algo tivesse evoluído no ritmo e houvessem menos cenas repetitivas, mas pelo que parece, nada disso! Desanimei muito, já não estava muito animada pois só queria ler para saber se minhas expectativas iriam ser respondidas. Ao que parece, não. Desisto dessa série!

    ReplyDelete
  9. Nem li Destino ainda, mas me falaram que é bom ;D Partes repetitivas me cansam demais =/ Será que vai ser um grande problema?

    Beijos

    ReplyDelete
  10. Oi Liv!

    Puxa que linda capa! Me apaixonei por Destino e estou ansiosissima pela tradução e continuação aqui!

    Beijokas :)

    ReplyDelete
  11. "MUST READ!" Yeah! Apesar de ter ficado um pouco irritada com a personagem principal, gostei de Matched, e tou esperando ansiosa pra saber que se passa agora :D

    ReplyDelete
  12. Acho essa capa ainda mais linda que a de Matched. Estou muito ansiosa pelo lançamento desse livro aqui no Brasil.

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)