The Girl in the Steel Corset by Kady Cross

Friday, July 1, 2011
The Girl in the Steel Corset eh o primeiro livro da serie Steampunk Chronicles da autora Kady Cross. Nao precisa dizer que o livro eh steampunk, ne? Para quem nao conhece o genero Steampunk, eh uma ficcao de epoca, Inglaterra dos Seculos XVIII e XIX, que acrescenta robos e maquinas mais avancadas, laboratorios, como se a era do vapor tivesse ido muito alem. 

Eu gosto muito de Steampunk, mas esse foi um livro bem diferente. A autora escreve de uma forma que eu nunca tinha lido antes. E olha que eu ja li um bocado... Geralmente o autor escolhe um personagem e conta a estoria atraves daquele ponto de vista.. A Kady Cross nao, ela eh a narradora, entao o pensamento de todos os personagens aparece em cada paragrafo, todos misturados e a todo tempo. Se a fala eh de um deles, ela mostra tudo que ele pensa e sente, ai vem a fala do outro personagem e vai de novo. No inicio eu achei bem confuso, mas depois eu acabei me acostumando. 

A estoria acontece em Londres, na era Victoriana. Finley eh uma garota nada comum. Ela tem uma forca extraordinaria, que eh controlada por uma "segunda personalidade", que aflora quando ela se sente ameacada. Uma vez que esse lado "mal" esta em controle, Finley tem grandes dificuldades em comandar seus impulsos. A sua vida vai se chocar com a de Griffin King, um duke riquissimo e muito bonito, que tem seus proprios truques na manga. Griff ira apresentar a Finley todo um mundo de glamour, perigo, pessoas extraordinarias, ladroes famosos, e ate mesmo ajuda-la a entender sua "segunda personalidade".

A estoria eh acao do inicio ao fim. Um daqueles livros que o leitor chega a ficar cansado pelos personagens, depois de tanta luta! Eu gostei muito dos personagens criados pela autora. Eles sao carismaticos e te convidam a participar desse mundo fantastico onde eles vivem, com robos automotizados, poderes extraordinarios, reis e rainhas. O Steel Corset, que da nome ao livro, aparece pouquissimo na estoria. E a garota da capa seria a Finley, mas ela nao parece nada com a personagem que eu imaginei.

A estoria so teve um problema pra mim: foi bastante previsivel. Acho que devido ao fato de nao existir  um determinado ponto de vista, ficou facil prever o que iria acontecer. Isso levou com que alguns passos da trama fossem um pouco chatos pra mim, desnecessarios. Assim, o livro nao entra na lista de must read. 

Porem recomendo a leitura! Eu me diverti muito com toda a trama inventada pela autora e toda a caca ao misterioso Machinist , o malfeitoso que anda controlando os robos e tornando-os assassinos. Se voce gostou de Clockwork Angel da Cassandra Clare, voce vai gostar desse livro, eles tem varias semelhancas!

*Nivel de Ingles: Dificil

11 comments

  1. Eu não gosto muito de livros previsíveis... acaba tirando um pouco da graça da leitura >.< Mas também sou o tipo de pessoa que não "pega" todas as dicas e, geralmente, se surpreende no final =)
    Gostei muito da resenha e acho que o livro parece ser bem legal - tomara que chegue logo ao Brasil =)

    ReplyDelete
  2. Ei Livia,

    Tirando a parte que babei na capa como sempre rs, a parte que eu mais gostei foi sobre a narrativa da autora que você descreveu. Achei muito interessante e estou tentando lembrar de algum livro que eu já tenha lido que era assim...mas ainda não tive sucesso rsrs.

    Eu quero *.* Oremos para o santo protetor dos lançamentos brasileiros rsrs.

    bjos
    Nanda

    ReplyDelete
  3. Fiquei imaginando se você ia gostar, a Mari do Psycobooks adorou esse livro, e até onde eu sei ela também gosta bastante de Clockwork Angel.
    Legal, se eu tiver oportunidade irei ler concerteza.

    ReplyDelete
  4. Esse livro parece bem legal e diferente, principalmente no quesito narrativa, então. Porque a maioria do livros ultimamente são em primeira pessoa e uma impessoalidade as vezes é bom. Tomara que ele venha para cá para que possa lê-lo, pois o inglês nível difícil me assustou, rs.

    ReplyDelete
  5. Diferente forma de narrativa? é sempre bom p/ variar.
    Uma pena que torne a história previsivel! Mas ainda assim, tô doida p/ ler.
    Essa capa arrasa!

    Livia, estou quase comprando a série da Melissa Marr que vc tanto indica... Estou querendo ler sobre fadas huahau
    A responsabilidade vai ser sua huahauhaahuah
    bjs

    ReplyDelete
  6. Eu nunca li nenhum livro desse gênero, mas ainda bem que vc me explicou! Se não ia ficar muito tempo sem saber o que era steampunk :S
    O livro não me interessou não! Quando vi a capa no IMM da Kristi do The story siren eu achei bonita, mas a estória...... E pelo fato de ser um inglês mais de época acho que não conseguiria ler (Falta um tempo ainda pra mim tirar o diploma do curso de inglês :/)
    Gostei bastante da critica Livs

    ReplyDelete
  7. Estou super afim de ler o livro. Gosto do estilo steampunk e esse parece ser bom, mesmo com o final previsivel, but who cares? :P
    Boa resenha (Y)

    ReplyDelete
  8. A capa desse livro é linda demais! Tô com ele aqui, será uma das próximas leituras. Se você disse que parece Clockwork Angel deve ser ótimo! Também adoro um duque charmoso hehe. Promete se tornar um dos preferidos.

    ReplyDelete
  9. Acho que não gosto mto de steampunk... =(
    Nem de Clockwork Angel eu não gostei mto...

    ReplyDelete
  10. E aí, coloco ou não na listinha???? vc disse que não é must read, mas recomenda, mas eu preciso que vc diga claramente: "Raquel, acrescenta isso aí!" kkkkk

    ReplyDelete
  11. Eu ADOREI esse livro *_*
    Fico feliz que também tenha gostado, tb achei q faltou um pouquinho de 'suspense' para algumas coisas, acho que o próximo livro vai ser melhor!

    Bjus
    Mari
    Psychobooks

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)