Vampire Academy by Richelle Mead

Thursday, July 21, 2011
Depois de uma onda gigantesca de 8 livros ruins, eu confesso que estava desesperada para ler qualquer coisa me chamasse atencao. Vampire Academy tem tantos amantes por ai que eu resolvi apelar para ele. 

A teoria vampiristica criada pela autora eh bem complexa, enraizada e bem detalhada. Ela mexe com fatos tradicionais dos vampiros: morrer por estacas, sugar sangue como alimento, ser sensivel a luz do sol. Mas ela cria sua propria hierarquia, novas racas, habilidades, que no inicio me deixou bem confusa mas muito interessada:
Moroi: Vampiros (governados e comandandos pela realeza. Com varias familias reais, a coroa eh passada sempre para uma proxima familia, nunca a um descendente direto). Quando atingem a idade, eles se especializam em um elemento: agua, ar, fogo ou terra.
Dhampir: Hibrido, que possui tanto gen humano quanto vampiro. Raca se dedica a proteger os Moroi. 
Strigoi: Vampiros que foram para o dark side (os inimigos). Eles se alimentam de sangue vampiro e vivem eternamente. Preferem sangue real. Para um Moroi se tornar Strigoi, ele deve sugar sangue de outro ate a morte.
Vampire Academy: a escola onde os Dhampirs sao treinados para protegerem os Moroi, e eles sao educados em suas vidas vampiristicas, seguros e longe dos Strigois. 

A estoria eh contada por Rose, uma dhampir que tem uma ligacao muito rara com a Moroi que protege, sua melhor amiga Lissa (Vasilisa). Rose eh durona, atrevida, teimosa, definitivamente uma personagem forte. Ela eh tao durona que eu tive dificuldade, em alguns momentos, de ve-la como uma personagem feminina. E com certeza ela tem serios problemas de angry management, precisa de um psicologo! hahahahaha Claro que quando ela se mete em enrrascadas, a cada 5 minutos, o poder dela de ameacar os outros da uma certa satisfacao ao leitor. Rose mantem Lissa fora de perigo, ou pelo menos tenta. 

Dimitri eh o personagem lindo, maravilhoso, o gala da estoria. Aquele que as fas de VA babam perdidamente. Ele eh um cara correto, cheio de regras, moral e principio. Entao... nao eh meu tipo. Hahahahaah, muito certinho, perfeito demais. Sete anos mais velho? Naaaaa... Hahahahaha. Mas vai, gosto eh gosto. Eu deixo ele pra voces! Mas quem sabe a medida que eu for lendo eu nao me apego mais a ele e seu sutaque russo (nao me matem: sutaque russo nao eh sexy, gente! Voces ja escutaram um russo falando ingles? Eh horrivel!).

Desde o inicio, a autora solta pequenas pistas de um misterio, que o leitor vai colhendo as pecas lentamente. As minhas pecas eram gigantes, eu estava construindo uma super supresa! Quando chegou a revelacao, eu fiquei meio decepcionada, esperava mais. Algumas partes foram bem previsiveis. Mas ok, foi interessante assim mesmo, a estoria foi bem amarrada. 

O fechamento do livro tras novas surpresas, partes totalmente inesperadas. O final tem sensacao de final. Se eu fosse a autora eu teria parado um pouquinho antes... hahahahaha. Ja haviam me dito que o primeiro livro nao eh o melhor da serie, e que eu devo continuar, pois dai pra frente so melhora. Irei continuar pra ver se eu chego na loucura que o pessoal sente por VA. Foi bom, mas nao foi espetacular. Ainda quero chegar no espetacular!

*Nivel de Ingles: Medio

26 comments

  1. Pontos pra comentar:

    1 - Oh, GOOSFRAGA pra Rose...
    2 - Ai tb achei Dimitri TÃO sem graça e super concordo contigo, gente, russos são FEIOS e o sotaque é MUITO FEIO. xD
    3 - O fim é muito tonho, decepcionante é pouco Livs... haha Super estilo "te conto tudo em 3 parágrafos"
    4 - Eu um dia continuo mais oi, tanto livro bom ae...

    ReplyDelete
  2. Eu gosto muito de VA, não sou aquelas loucas apaixonada, mas amo Dimka, não li o ultimo livro mas pretendo ler em breve rsrs

    Bjkss
    Ká Guimaraes

    ReplyDelete
  3. hahahhahahahaahahahahahahah,

    Eu só dou risada. Para mim, isso parece com house of night! hummm

    ReplyDelete
  4. hahahhahahahaahahahahahahah,

    Eu só dou risada. Para mim, isso parece com house of night! hummm

    ReplyDelete
  5. 8 livros ruins? nossa ._.
    ahh mais 7 anos nem é nada de diferença, oras. e sotaque russo tem charme! HUASHUASHUAUHS mas é isso, gosto é gosto

    ah viu como não foi ruim?
    :D

    ReplyDelete
  6. Oi, Livs!

    Então, você tem total raão: o primeiro livro é bom, mas não espetacular. Tive a mesma sensação quando o li. Mas não se preocupe: melhora MUITO! Os personagens são demais! Adoro a Rose, e não gosto do Dimitri (tooooodos já estão cansados de saber disso). Acho o Adrian MUITO MAIS FODA! ahauhauha Mas adorei a sua crítica, bem plausível :)

    Beijão, Livs!

    Mateus Bandeira
    "Our Vices!"

    ReplyDelete
  7. Realmente, o primeiro livro de VA é o mais lento de todos... Tanto que, já à partir do segundo, você logo pensa: Tem certeza que eles fazem parte da mesma série?!

    A Rose é a minha protagonista de consumo... Na verdade, eu tenho uma QUEDONA por ela - mesmo sabendo que ela é Durona, Briguente, nem um pouco feminina e etc.

    Se ela aparecesse na minha frente, eu pularia em cima dela e a pediria em casamento sem pestanejar (e provavelmente levaria um chute no Baixo Ventre pelo ataque, mas continuo amando ela mesmo assim! *-*).

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ReplyDelete
  8. Eu escuto muito, bem, não exatamente escutar mais vejo muito Tweets do pessoal que adora a serie. Comprei já faz um tempinho o box com os três primeiros livros da serie, espero muito gostar, porque ando enjoada de vampiros(exceto pela serie de TV The Vampires Diaries, como alguém pode enjoar do Damon?). Dizem que esse primeiro é o mais fraquinho, segundo os meus followings loucos pela série. Espero que você goste mais da serie, eu tenho bastante esperança nela também. Que bom que sua maré de livros ruins está melhorando!
    bjus.

    ReplyDelete
  9. Lívia, não sei se você chega a loucura, mas continua lendo mesmo, que só melhora! Quando li o primeiro não dava nada por quase nenhum personagem, nem o Dimitri. Simpatizava com a Rose só por ela dar a cara a tapa. Mas daí continuei lendo, e poxa, cada personagem é tão essencial e realmente dá um apego até pelos de menos destaque. Dimitri é muito amor! haha

    ReplyDelete
  10. o primeiro não é lá essas coisas,mas a série só melhora! vai com fé!
    e nada abala meu amor pelo Dimka! Obrigada por não gostar dele, mesmo uma !Huahuahauha
    Dimka *_________*

    ReplyDelete
  11. Eu tbm ouvi falar mto bem dessa série... Tenho vontade de ler, mas ainda não li nenhum. :)

    ReplyDelete
  12. essa série eu nunca terminei :c fiquei só no primeiro livro, apesar de ter vontade de termina-la.
    Eu gostei do Dimitri! E a Rose é uma das minhas personagens preferidas dos livros ... (vejamos, talvez só perca pra Katniss e a Chloe) mas o fato do D. ter sotaque russo, pra mim não muda nada, porque russo falando em ingles é muito estranho! Fui descobrir isso esse ano hahahah

    beijo :)

    ReplyDelete
  13. Ah, viu? Sobreviveu ao primeiro livro! \o/

    É, concordo com você, gosto é gosto, e o livro sim, termina com cara de final, mas ao mesmo tempo deixa aquela dúvida no ar com relação ao romance entre Rose e Dimka, se vai pra frente ou não...

    Mas na verdade, o que eu mais gostei nesse primeiro livro, foi o fato da Rose não ser aquela mocinha em apuros, sabe? Ela sabe como se defender, e não depende de ninguém pra isso! :)

    Enfim, opiniões muito contraditórias nos comentários, e o melhor jeito de tirar a dúvida é lendo os próximos livros, pra saber se gosta ou não ^-^

    Beijoos :*

    ReplyDelete
  14. Eu não consegui aderir a toda essa onde vampiresca não viu, e acho que não vai ser diferente agora não.
    Mas, eu fiquei curiosa com esse livro que você está lendo, a capa é tãoo bonita, depois me conta dele? Fiquei MUITO curiosa mesmo.

    beijos.

    ReplyDelete
  15. HAHHAHAHAHAHA Adorei a resenha, Livs! E oh, concordo com você, russo falando em inglês é horrível, é quase tão ruim quanto indianos! hahahaa

    Mil beijos
    @mariaclarabruno
    www.coffeesandbooks.com

    ReplyDelete
  16. Quê isso Livia? VA vale pelo menos um 9/10!
    Tipo eu amei a série, desde o primeiro livro. E a coisa só melhora, como todo mundo diz.
    Ah, você tem que imaginar que o sotaque fica bonito, mesmo que não seja [eu ñ sabia disso]; mas tudo bem, a série é deeemais, eu sou super fã... Já li os três primeiros: o terceiro é que mata a pessoa de revolta!
    Enfim, Twilight é bom. VA é muito melhor! :)

    ReplyDelete
  17. VA é aquele tipo de série que cresce dentro de você com o passar do tempo. O primeiro livro é legal, gostoso de ler, aí o 2º é ainda mais legal até chegar no 3º que tudo explode e vira super-mega-hiper-fantástico.

    Depois é só diversão.

    bjs

    ReplyDelete
  18. Eu gostei, não vi problema nele. Claro que ele é meio lento, mas ainda sim quase morri com o que Dimitri fala pra Rose, oras, meu coração se petrificou na hora. Me senti mals por ela...

    Mas enfim, eu estou ansiosa sim para a continuação, já que só melhora, vamos aproveitar né?

    HAHAHA, House of Night é o terror, nem se compara com VA... #MinhaOpinião

    Bjs!!!
    Talita Ackles
    @PunkReader
    http://www.punkreader.com

    ReplyDelete
  19. Quem compara VA ao #lixo do HoN merece um Avada Kedavra + uma dose de crucio de boa, nas mãos do próprio Voldemort, por falar tamanha Heresia...

    @MinhaOpinião

    ReplyDelete
  20. Eu não gostei do primeiro livro... se não tivesse comprado os três primeiros de uma vez, eu jamais ia continuar a série... Mas o segundo livro me convenceu a continuar... Mas ainda não sei de onde sai esse vicio todo do pessoal... mesmo estando gostando da série... ela tá longe de ser uma das minhas favoritas....

    O Segundo livro é menos lésbico!

    ReplyDelete
  21. Eu gostei mto dos 3 primeiros livros de VA, mas achei o 4º uma decepção, aí o 5º e o 6º deram uma melhorada, mas não chegaram aos pés dos primeiros. Estou louca pra ler Bloodlines!

    ReplyDelete
  22. Eu amo VA! Amo de verdade, tipo DEMAIS haha é a minha série de livros de vampiros favorita.
    O primeiro livro é mtmtmtmt lento e não se compara aos outros. O segundo já é BEM melhor, o terceiro é MARAVILHOSOOOO, o quarto é beeeeem lerdo e eu enrolei pra ler, mas tbm é bom, e os dois ultimos são ÓTIMOS.
    Continua sim lendo a série, pq só melhora!

    ps.: de onde surgiu essa comparação absurda de VA com HoN? Gente, pera lá né LOL

    ReplyDelete
  23. É assim mesmo... Eu realmente também nao gostei muito do primeiro quando li e até mesmo o segundo não me interessou muito, mas a partir do terceiro as coisas começaram a 'melhorar' e eu comecei a enlouquecer a ponto de nao conseguir mais parar de ler...
    E definitivamente, VA é minha série de livros favorita até o momento...

    ReplyDelete
  24. Continua Livia!!! Cara, depois desse, os outros só melhoram, fato!!!
    O 2º é bem melhor que esse. O 3º então nem se fala. o 4º nossa simplesmente fantástico!!! Ainda estou lendo o 5º e amando cada página.
    Mas acaba no sexto e não quero terminar de ler. Dimitri forever!!!

    ReplyDelete
  25. Estou colocando os posts do site em dia já que viajei uma semana e estou com muita coisa atrasada. kkkk

    VA já está na minha listinha. kisses

    ReplyDelete
  26. Eu comecei a ler a série essa semana e vim aqui só ver o que tu tinha achado. ASAUHSAUSH Ain, gente, Dimka é lindo, eu gamei. Mesmo com sotaque feio. :P

    Mas eu gostei muito do livro, fazia muito tempo que eu não lia algo que me deixava alucinada pra saber o que aconteceria a seguir. Acho que desde que eu li CoFA, no começo do ano, eu não fico animada assim. Agora estou numa dúvida cruel entre ler em ebook ou esperar ler quando comprar os livros. x.x

    Beijo!

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)