Wither by Lauren Destefano

Wednesday, July 27, 2011
Expectativa eh uma faca de dois gumes. Influencia positivo ou negativamente em varias coisas: filmes, comida, viagens, etc. Nao seria diferente para livros. As melhores sao aquelas que, nao interessa o momento ou o assunto, supera as expectativas. Mas quando alguem espera muito de alguma coisa, dificilmente aquilo supera ou atinge a tal expectativa.

Isso aconteceu com esse livro. Eu so li criticas excelentes a respeito dele, que a estoria era magnifica, que a autora era um genio. Comecei a leitura esperando coisas fantasticas, que nao aconteceram. Culpa minha? Acho que em parte sim, mas anular expectativa eh praticamente impossivel. Entao vamos a critica.

Wither eh uma estoria de uma sociedade distopica, em um futuro nao muito distante. Geneticistas chegaram a construcao do bebe perfeito, aquele que seria imune a qualquer doenca, que cresceria perfeito e viveria uma longa vida. Essa eh a chamada primeira geracao. Tudo que eles esperavam dos bebes foi atingido. O que eles nao esperavam era que as geracoes descendentes fossem comecar a morrer... mulheres com 20 anos, e homens com 25. 

A estoria eh contada por Rhine, uma garota de 16 anos. Em 4 anos ela estara morta. Nao so ela, mas todas as garotas de sua idade. Garotas sao roubadas e vendidas para homens ricos, que tem 3, 5, 10 mulheres. O objetivo eh ter o maximo de filhos possiveis, para que a humanidade nao morra, ou uma cura seja encontrada. Mas Rhine nao quer ser uma dessas noivas... 

A autora tem um dom fantastico para escrever, isso nao tenham duvidas. Num cenario muito diferente, as palavras sao minusciosamente escolhidas, frases muito bem elaboradas, cheias de sentimentos, e muita dor. O livro eh muito triste. As primeiras 25 paginas, quando o leitor eh introduzido a todo esse mundo novo, eh como uma facada no coracao, impossivel parar de sangrar ou parar de ler. Ai a estoria estagna e simplesmente para. A personagem principal nao eh uma boba, nem uma fraca. Ela promete mudar, faz planos mas infelizmente so fica nos planos. Nas ultimas 100 paginas eu ja estava berrando com o livro: "Para de dizer que vai fazer e faz alguma coisa!!!" Ela nao faz nem descobre metade do que deveria ser  feito ou descoberto... talvez ficou para o proximo livro. Eu nao sei o que a autora tem mapeado para o resto da estoria, mas eu fiquei decepcionada com esse nada que rola durante tanto tempo, e o nada de nada que fica sem respostas, e a raiva da personagem nao agir.

Ai eu deixo pra voces decidirem se vale a leitura ou nao. Chances que eu compre o livro 2 sao bem remotas, a nao ser que leiam e me digam que a coisa resolve andar, mas por enquanto o pensamento eh de no thanks.

*Nivel de Ingles: Medio

10 comments

  1. como eu não tô com a expetativa grande - exceto talvez em ter essa capa linda na minha estante- eu talvez curta o livro. A sociedade parece interessante!
    Uma pena você não ter gostado!

    bjs

    ReplyDelete
  2. Eu tenho um problema MUITO sério com Wither. Acho a capa linda, a sinopse muito interessante... Mas sei lá, tem algo ainda que não me chama a atenção (e olha que estou numa vibe distópica ultimamente!).

    Talvez, quando a Underworld lançar ele por aqui, eu pense em comprar e tirar as minhas próprias conclusões... Mas por enquanto, não mesmo!

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ReplyDelete
  3. Ainda tenho muitas expectativas com esse livro e muita vontade de ler ele, só desanimei um pouco por ele ter continuação.

    ReplyDelete
  4. Eu quero ler esse livro!
    A Underworld vai lançar no Brasil. Espero que eu goste.
    Bem esse faz parte do momento literário ruim dos ultimos tempos não é?
    Olha sua resenha esteve ótima! Você conseguiu explicar claramente os pontos bons e fracos do livro, parabéns!
    Monstro da Espectativa, você poderia sumir por favor?(é o que eu peço sempre que leio um livro assim... meio badalado sabe?)
    bjus.

    ReplyDelete
  5. Pois é... Esse livro me chama muito a atenção desde que assisti o book trailer... Mas essa coisa de que série tem sempre que deixar tudo pro proximo livro me irrita... Creio eu que seja tão simples escrever uma boa estória no livro um e ainda assim deixar ALGUMAS coisas super interessantes pro proximo livro!

    ReplyDelete
  6. poxa, é serie tbm...ai já desanimou...e sendo ainda uma coisa meio lenta..., desanimou ainda mais... uma pena...mas tenho outras series para terminar de ler... aliás, é moda né... quase todos os titulos ultimamente parecem ser de series...

    ReplyDelete
  7. ECA!!!

    Já disse que quero passar longe desse livros? As capas são bonitas?? São!! Mas são MUITO bizarras! Quando eu vi a capa de Fever eu quase morri.

    A história parece meio triste... ultimamente se eu ler uma história assim eu queimo o livro *exagero*.

    Estou em uma fase ruim de livros... já li vários, mas nenhum MUST READ!

    PRECISO DE UM MUST-READ!!!!!!!!
    Help me now!
    hehe, Beijos

    Raí Mihi
    http://raireviews.blogspot.com/

    ReplyDelete
  8. Será que a minha 1ª impressão estava certa?! Qdo li a sinopse de Wither, não me interessei, mas, depois de tantas resenhas positivas, inclui ele na minha lista...

    ReplyDelete
  9. Achei interessantíssimo!
    Vou dar uma chance para ele, com toda a certeza. Espero que seja uma série pequena hahahaha Melhor uma boa série pequena que uma série enorme e que se perde. Pelo que vc disse ela já começou perdendo velocidade no primeiro, o que será do resto? asuahsua

    ReplyDelete
  10. Eu até gostei da história, + a autora é super-hiper grossa... Não sei se me empolgo a ler o vol2, só por isso.

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)