Divergent by Veronica Roth

Wednesday, August 31, 2011
Divergent eh uma distopia que acontece num tempo indeterminado no futuro, em Chicago. A sociedade esta dividida em faccoes: Abnegation (os altruistas), Dauntless (os bravos), Amity (aqueles que promovem a paz), Candor (os honestos) e Erudite (os intelectuais). Quando o adolescente complete 16 anos, ele faz um teste para verificar suas aptidoes. Posteriormente acontece uma cerimonia, e ele escolhe em qual faccao ele fara parte dai para frente, deixando para tras sua antiga faccao completamente, ou continuando como antes.

O leitor acompanha Tris - Beatrice, uma garota que veio da faccao dos altruistas (abnegation). Toda sua vida, Beatrice so pode se olhar no espelho uma vez por ano, quando seu cabelo era cortado por sua mae. Vaidade nao eh caracteristica de um altruista. Ela nunca comeu coisas diferentes, afinal de contas o melhor sempre ia para ajudar aqueles sem faccao, que vivem na marginalidade, expulsos os exilados de suas faccoes. A forma como Tris foi criada a leva em um conflito interno, que acaba mudando sua vida completamente. Nao posso contar mais nada, pois a partir dai ja inicia os spoilers.  

Logo quando iniciei a minha leitura, primeira coisa que me veio a cabeca: isso aqui vai ser Matched e Delirium tudo de novo... O inicio do livro tem muito de ambos os livros, mas fiquei muito satisfeita em logo descobrir que estava muito enganada. Matched e Delirium giram em torno de um amor, tudo eh engatilhado porque uma menina se apaixonou. Divergent eh muito mais profundo do que isso, eh sobre escolhas de vida, fazer a coisa certa, politica, amizade, forca, determinacao e muita coragem. 

A personagem principal tomara decisoes que mudara sua vida e a vida das pessoas ao seu redor. Ela nao deixa a desejar. Com certeza Tris eh uma das personagens mais fortes nos livros que eu ja li ate entao. Tantas outras foram fortes como Katniss de Hunger Games. Mas Tris eh diferente, pois ela foi criada de uma forma muito rigida, ela eh pequena, fragil e indefesa, e mesmo assim ela consegue, ela enfrenta, ela repete pra si mesma que ela eh capaz. Eh interessante e bonito ver ela crescer e lutar contra varios de seus principios, e principios que os outros querem que ela passe a acreditar. 

Acho que deu pra perceber que, emocionalmente, o livro eh complexo, realmente uma  batalha. Mas nao se iluda achando que tudo acontece na cabeca dela. Ela vai enfrentar coisas reais, situacoes que o leitor sente o coracao na boca. Um livro que voce nao consegue parar de ler, mesmo tendo suas partes mais lentas. Acredito que esse livro agrada praticamente todos, mas principalmente os fans de distopias. MUST READ!

*Nivel de Ingles: Medio.

20 comments

  1. Ei Lívia,

    Adorei, ainda não li Delirium, mas gostei de Destino.

    Este eu quero, tomara que sai por aqui logo ^^

    bjos
    Nanda

    ReplyDelete
  2. Adorei a resenha, já estava bem curiosa sobre esse livro, por ter me tornado uma fã de distopias, mas agora estou ainda mais ansiosa pelo lançamento de Divergent aqui no Brasil, acredito que vou gostar muito!

    ReplyDelete
  3. é muitooo BOM mesmo!
    a tris é uma personagem maravilhosa! Já estou doida pelo próximo! o/

    ReplyDelete
  4. Eu ainda não li Delirium, mas li Matched e ele não funcionou mto pra mim.. achei muuuito parado, e a Cássia bem irritante. Divergent já está na minha wishlist do Bookdepository, e depoos dessa sua resenha fiquei mais curiosa ainda! Quero pra ontem!!
    Um beijo :*

    ReplyDelete
  5. Ei,

    Não li Matched nem Delirium :/
    Mas gostei bastante da história (:
    Quero ler! rs.

    Beijos :*

    ReplyDelete
  6. Muito ansioso para a resenha... Ah e ela não decepcionou, eu estou muito afim de ler Divergent, a sinopse é show e a capa é muito bonita... Tá na wishlist há tempos...

    Patrik Ruam,
    Garoto entre Livros.
    www.garotoentrelivros.blogspot.com

    ReplyDelete
  7. MUST READ?
    Tenho certeza que deve ser ótimo!
    Já li bastante sobre ele, e juntando-se ao fato de que eu ando adorando distópias, é lógico que estou doida para ler. Tô pensando se espero chegar no Brasil ou se compro para ler em inglês mesmo. E poxa, a personagem principal é forte é?... Me deixou mais ansiosa, porque em distópias a maioria das protagonistas deve ser assim na minha opinião, exceto pelo contexto em que vive(leia-se Cassia).
    Foi para a WISHLIST dos urgentes!
    bjus!

    ReplyDelete
  8. Também já li Destino e adoro livros no futuro. Quero muito ler esse *-*
    Beijos!

    ReplyDelete
  9. Nossa, mal posso esperar para ler esse livro. Acho que em setembro já compro o meu =)
    Ótima resenha, Lívia.

    ReplyDelete
  10. Gente, como eu to atrasado, pelo amor de Deus!
    Falta eu ler Matched (Destino, aqui no Brasil) e Delirium (que ainda não sair por aqui, infelizmente).

    Mas, eu estou louco pra ler todos, inclusive Divergent!

    Eu já venho de olho nele há um bom tempo, mas sua resenha só fez a minha vontade aumentar ainda mais!

    Parabéns, Livia, a resenha ficou ÓTIMA!

    Felipe Saraiva,
    http://bibliotecafelipes.blogspot.com/

    ReplyDelete
  11. QUASE comprei esse livro nas férias de julho. Mas imaginei que o inglês era mais dificil e comprei Bad Beginning e PPL.

    ReplyDelete
  12. Como assim , só se olha no espelho uma vez?
    Aaaah sera que vão lançar ele no Brasil? Pela resenha eu já quero e eu concerteza vou amar.
    Bem que pidoa sair aqui, alguns livros com personagem forte assim.
    Amei a resenha e vc me deixou curiosa. Quero quero quero.
    Bjos Livs.

    ReplyDelete
  13. amo as suas resenhas, vc praticamente conta toda a estoria do livro sem spoiler.

    parece ser bem legal e ta uma moda livros distópicos e ate q estou gostando bastante dessas estorias ate agora so li Jogos Vorazes e Destino, mas pretendo ler outros.

    bjs

    ReplyDelete
  14. Eu amei esse livro, é uma leitura viciante

    ReplyDelete
  15. Nossa, eu quero tanto ler Divergent.
    Não vejo como esse livro não se torne um must read pra mim também, por se tratar de ser complexo e ao mesmo tempo emocionante, sei que vai valer a pena eu ler...

    Faz tempo que não comento aqui, não? hahaha

    Beeijos,
    Talita Ackles
    @punkreader
    www.punkreader.com

    ReplyDelete
  16. Que bom que vc gostou, pois eu acabei de começar ele e estou cheia de expectativas e, por enqto, gostanto bastante!

    ReplyDelete
  17. Estou com ele aqui na minha estante e só leio boas resenhas.
    Ainda não sei se lerei ele ou Jogos Vorazes. rs
    Beijocas

    ReplyDelete
  18. Oi Lívia, td bem ? Estou no nível intermediário, passando p o avançado e acabei de voltar de 1 curso de 1 mês no Canadá. Gostaria q vc me indicasse alguns libvros p ler. Eu adoro livros de Guerra...Livros verídicos. Eu li em português a menina q roubava livros, o menino de pijama listrado, dentre outros. Seria possível vc me indicar um livro deste estilo em inglês de fácil compreensão ?

    Grata

    Roberta

    ReplyDelete
  19. Oi Roberta, infelizmente vou ficar te devendo a informacao que voce me pediu. O meu estilo de livro eh YA ficcao e fantasia, nao leio nada real como vc gosta. Desculpe!

    ReplyDelete
  20. Eu comecei a ler Divergent hoje, e não consigo parar! É muito, muito, muito bom!

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)