The Iron King by Julie Kagawa

Saturday, August 6, 2011
Eu so comecei a ler essa serie quando acabei Wicked Lovely. Eu amei a serie de Wicked Lovely, e eu nao queria que tivesse acabado, minha serie de fadas favorita. Entao queria muito que The Iron Fey Series fosse tao boa quanto Wicked Lovely. Depois de ler o livro eu cheguei a conclusao que apesar de ambos falarem sobre fadas, elas nao podem ser comparadas assim, como eu imaginava. Wicked Lovely tem muito mais a ver com Tithe da Holly Black do que com The Iron King. Vou explicar por que.

A base de estorias de fadas acontece mais ou menos do mesmo jeito: uma garota ou garoto que sempre se achou normal e descobre que tem alguma coisa "fada" a seu respeito. Nesse livro, eh a personagem Megan Chase, que tem uma vida muito simples com a mae, padastro e o meio irmao de 4 anos. Megan eh a rejeitada da escola com suas roupas sempre fora de moda (que ela recebeu de doacao ou comprou de segunda mao), sua familia caipira que mora numa fazendo que trata porcos. O unico amigo de Megan eh Robin, o garoto da fazendo mais proxima, que mesmo assim eh bem longe da casa dela.

Megan vai ter seu irmao sequestrado por fadas, e ela precisa salva-lo. Para isso, ela primeiro tem que entender que fadas realmente existem. E ai rola toda aquela negacao do personagem que nao quer aceitar que o mundo fantasia realmente existe. O mundo fantasia criado pela autora tem varios detalhes interessantes, ligacoes com a literatura de Shakespeare e outras com o mundo humano que eu achei muito interessante.

A estoria eh bem mais classica, menos sombria, mais "conto de fadas", mais inocente do que Wicked Lovely e Tithe. A nova corte inventada pela autora, que da nome a serie - The Iron Fey - tem um ar "Disney" de ser. Apesar de gostar muito mais das fadas sombrias e macabras de Wicked Lovely e Tithe, eu me diverti bastante lendo The Iron King.

A autora escreve muito bem. O livro possui descricoes de ambiente bem longas, que para um mundo diferente eh sempre bom. A trama eh bem desenvolvida, apesar de o fator "Disney" fazer tudo ficar um pouco previsivel. Acao acontece a cada respirada. Foi um daqueles livros que quando terminou eu estava cansada de tanta correria. Adorei o romance criado e foi a minha parte favorita: nao eh meloso demais, nao eh idiota e nem tem um morrendo sem o outro. Perfeito!

Eh aquele primeiro livro da serie, onde tudo eh introduzido e o leitor entende onde as coisas comecaram e onde podem ser que irao um dia. O final eh aquele que voce repete varias vezes: "nao nao nao, nao pode acabar agora!" Super cliff hanger! Nao eh must read por enquanto, assim como primeiro de Blue Bloods nao eh, nem o primeiro de VA, mas acredito que os demais da serie podem levar a entrar na lista. Recomendo a leitura e com certeza continuarei lendo a serie.

*Nivel de Ingles: Medio.

13 comments

  1. Esse livro é demais, me surpreendi demais com a história e com o jeito da autora de contá-la. Está no meu top 5 do ano, e já é must read para mim. Não vejo a hora de poder pegar o segundo volume, que pelo que ouvi é demais também e tem um fim terminal... por ser triste.
    A autora soube equilibrar tudo nesse livro então acho que no segundo ela também se sairá bem, porque se no primeiro foi bom, depois de crescer mais na escrita o segundo e os próximo estarão melhores ainda.

    Adorei a review, eu acho que logo verei a serie na sua must read list. Abraços!

    ReplyDelete
  2. Estou cobiçando esse livro a algum tempo, ainda bem que lançaram no Brasil, mas é aquela coisa de que a tradução estrague as coisas e tudo mais.

    Vou esperar um tempo até eu comprar The Iron King.

    Bjs,
    Talita Ackles
    @PunkReader
    http://www.punkreader.com

    ReplyDelete
  3. Sério?
    Ñ sei se me decepcionei ou fiquei na boa com a resenha, mas com certeza eu vou ler :) Wicked Lovely já tá na lista mesmo...

    ReplyDelete
  4. Então acho que vou esperar sua resenha do 2º pra dar uma chance a ele...

    ReplyDelete
  5. Livia!
    achei sua resenha bem legal.. mas sabe, esse livro ainda nnão me deixa com taaanta vontade!
    Mas achei engraçado vc comentar q nem o 1º VA é tão must read.. rs.. Eu

    Alias, fiquei mega curiosa por esse livro q vc esta lendo EVE, pq sabe, é meu nome!!! E eu adoro personagens com meu nome (ou parte dele)

    bjs
    hey Evellyn!

    ReplyDelete
  6. AIMEUDEUS!
    Eu gostei desse livro, mas tb não achei um must read. MASSS... o segundo e o terceiro (que eu ainda estou lendo) são MUITO bons!!!! Vale a pena ler o primeiro, mesmo sendo meio chatinho, porque a série melhora muito! =P
    Adorei sua resenha, foi muito parecido com o que eu achei!
    Beijos!

    ReplyDelete
  7. Eu estou louco para ler essa série! Mas ao contrario daí, que primeiro sai em HC e depois sai em PB, aqui primeiro sai em PB pra depois em HC, e só tô esperando sair em Hardcover pra começar a ler!

    Também quero ler Wicked Lovely, que no Brasil é Terrivel Encanto, mas ainda não foi lançado... Tithe eu nem sei se alguma editora já comprou os direitos...

    Quanto ao fator Disney, creio que pra mim vai ser uma coisa meio nostálgica...

    ReplyDelete
  8. A editora Underworld publicou o primeiro aqui no Brasil, e já está saindo o segundo para a bienal do RJ.
    Eu percebi que FADA tá meio em alta no momento, vou dar uma conferida, quem sabe não acabo gostando?.

    ReplyDelete
  9. eu amei amei esta série... achei muito fofo... estou esperando sair o proximo volume aqui no Brasil... e tbm pretendo ler Wicked Lovely... só estou esperando sair aqui no Brasil, mas é um livro q assim que sair, vai furar fila certamente...

    ReplyDelete
  10. Como vc me abandonou, não me manda e-mails mais, me esqueceu perdida nesse mundo de meu Deus, eu vou colocar esse livro na listinha pq parece que a guru gostou. kkkkkk

    ReplyDelete
  11. Estava de olho nesse livro faz um tempo, mas acho que vou dar preferência a Wicked Lovely. Gosto mais do estilo dark do que disney (hahaha), tanto que achei muito interessante o mundo das fadas de Tithe, mais próximo ao que vemos em certas mitologias.

    ReplyDelete
  12. Ei Lívia,

    Não sei se já te falei, mas eu adoro as suas resenhas pq vc relaciona uma série com outra do mesmo estilo e faz várias comparações, acho isto legal.

    Bom tirando a parte que fico completamente perdida com as séries em inglês que vc cita eu não conheço rsrsrs. Vc podia linkar hein? quando citar alguma já resenhada eu faço isso la no VL hehehe

    bjoo
    Nanda

    ReplyDelete
  13. Hey Liv!

    Fico feliz que tenha gostado do livro, a série evolui bem, o segundo livro é melhor, mais ação.

    Bjus
    Mari

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)