The Lying Game by Sara Shepard

Wednesday, August 17, 2011
A Sara Shepard esta super em alta com ambas as series dela virando serie de TV - The Lying Game e Pretty Little Liars. Se voce acompanha o blog, voce sabe que eu ja li os 5 primeiros livros da serie PLL, e achei o quinto - Wicked - o mais fraco ate entao. The Lying Game eh muito parecido, e ao mesmo tempo totalmente diferente. Vou explicar...

O livro conta estoria de Emma, uma garota que foi abandonada pelos pais e pulou de orfanato a orfanato, de familia a familia. Tudo que ela quer eh se formar no High School e se ver livre de todos, ser maior de idade e tomar conta da sua propria vida. Emma vai se ver numa enrrascada gigantesca quando um video de uma garota sendo assassinada vai ao ar no YouTube, com um pequeno detalhe: a garota do video eh exatamente igual a Emma. Imediatamente Emma comeca uma investigacao para saber se a garota do video pode ser sua irma gemea, a irma que ela nunca conheceu. 

A estoria eh contada por Sutton, a irma gemea de Emma. Ou melhor, pela fantasma da Sutton, porque sim, ela esta morta. Sutton nao tem memoria de como foi sua vida, o que aconteceu, por que ela esta morta. Quando Emma faz suas investigacoes, algumas memorias sao ativadas em Sutton, que descreve a cena. Porem so o leitor ve as memorias da Sutton, e ela nao tem comunicacao nenhuma com Emma, entao Emma esta no escuro o tempo todo. O que da uma agonia sem fim!

Eu achei a ideia da autora fantastica! As enrrascadas que Emma vai se meter (as quais eu nao vou contar jamais!) sao interessantissimas e parecem interminaveis. Da ate pena da coitada, que quando parece que resolveu alguma coisa, o buraco na verdade era bem mais embaixo. Isso faz com que o livro seja sempre interessante? Depende... Se voce nao esta acostumado com o jeito da autora, sim, eh otimo! Mas se voce esta como eu, cansada de muita coisa aparecer e quase nada ser resolvido... eh meio massante.

O livro eh aquela coisa de primeiro livro da serie: tudo eh introduzido, os cenarios, os personagens, quem eh quem. Pouquissimo eh resolvido. Emma esta tentando entender e descobrir quem poderia ter matado sua irma. No inicio do livro todos sao suspeitos, afinal ela nao conhece ninguem. No final do livro, ela deu uma afunilada na lista de todos para alguns muitos ainda. O que pra mim foi a mesma coisa de dizer que nao resolveu nada. Ai tudo eh empurrado para o livro da frente. Eu acredito que uma serie de livros, cada um deve ter o seu inicio, meio e fim. Infelizmente muitas das series hoje em dia tem livros sem final, sem meio, tudo para que um segundo, terceiro e ate mesmo quarto seja lancado posteriormente. Pra mim isso nao funciona.

Eu pessoalmente fico com Pretty Little Liars, que eu acredito que vou ler ate o livro 8 (mais do que isso eh terra de ninguem, nao prometo nada). E essa serie vai ficar de lado, a nao ser que algumas pessoas leiam o livro 2 - Never Have I Ever e digam que melhora bastante, ai sim eu penso no caso.

*Nivel de Ingles: Medio.

7 comments

  1. Sabe, me vi concordando com esse seu penultimo parágrafo. Tenho observado muito isso. Varios autores não revelam quase nada, só fazem perguntas e nada de dar respostas aos leitores sobre os misterios do livro; ai vão empurrando e revelando umas coisinhas no próximo, ai nesse próximo também já lançam novas perguntas... e assim é o ciclo vicioso de algumas series. Particularmente acho isso um oportunismo sem tamanho. A impressão que me dá é que se o autor revelar, não vai mais saber o que colocar na historia, ai fica de enrolação só pra ter assunto para o próximo. Só pra constar: Tô fugindo de serie assim, se eu não me entusiasmar com o primeiro nem leio a continuação nem o resto da série. Eu quero ler muiiiiiiiitos livros, imagina ficar lendo aquelas series que a gente só fica por causa desses segredos e misterios?
    Ainda não li 'Pretty Little Liars', espero que eu goste, mas sério achei essa série bem parecida com PLL. Claro que pela sinopse deu para perceber que tem coisas diferentes, mas parece que a autora gosta de Dead Girls.
    bjus!

    ReplyDelete
  2. Sinceramente? Meio sem criatividade essa autora né. Quem leu PLL entende o que quis dizer...

    ReplyDelete
  3. Não tenho vontade de ler PLL, porque pelo menos no seriado as coisas depois de um tempo ficam sem graça, repetitivas. Já The Lying Game parece que mudaram TUDO na série. O primeiro episódio saiu essa semana se não me engano... E pelo o que li aqui está tudo muito diferente.
    Mas de qualquer jeito, acho que nenhuma das duas séries é pra mim...

    ReplyDelete
  4. A história parece interessante...

    ReplyDelete
  5. Não li nenhuma das duas séries ainda, então não tem como concordar hahaha
    Só acompanho Pretty Little Liars pela série de TV, mas o livro está na minha meta de leitura :)

    Bjs,
    Talita Ackles
    @PunkReader
    http://www.punkreader.com

    ReplyDelete
  6. Amei a primeira temporada de PLL, mas parei de assistir por causa dos livros (que um dia continuarei lendo). Maldosas se tornou repetitivo, porque é igual à série.
    Farei o mesmo com TLG.
    Gosto dessas histórias mirabolantes que só deixam dúvidas (desde que não tenham muitos personagens e não sejam muito extensas).
    Ótima semana!

    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ReplyDelete
  7. Vou colocar na listinha pq gostei da ideia... mas sabe-se lá quando eu efetivamente vou comprar. Ah, por falar nisso terminei Incarceron e A-D-O-R-E-I!!!!!!! Muito doido e cativante. Agora tenho que colocar a mao no saco de novo. O que vc prefere: The Eternal Ones, Paranormalcy ou Human Birth (acho que é esse mesmo o nome, é aquele livro extra que eu peguei qd fui aí)????

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)