Sweetly by Jackson Pearce

Wednesday, November 16, 2011
Sweetly eh o companion book de Sisters Red (critica AQUI). Apesar de uma estoria estar dentro da outra, elas sao independentes, e nao importa a ordem que voce ira ler. Eu li Sisters Red primeiro, e achei que essa ordem deu uma boa sequencia para os livros, e eu recomendo assim. Ambos os livros sao spin-offs de classicos infatis: Sisters Red de Chapeuzinho Vermelho e Sweetly de Joao e Maria. Se voce procura livros com tematicas diferentes, refrescantes, esses dois sao otimos exemplares. 

Sweetly conta historia de 3 irmaos, duas meninas gemeas de 6 anos e um irmao uns 2 anos mais velho. Os irmaos adoram estorias de bruxas e sempre iam ate a floresta no fundo de sua casa, sozinhos, procurar a bruxa. Um dia a bruxa realmente apareceu e levou uma das gemeas. Depois de muita procura da policia, detetives, de amigos da familia, todos, a menina nunca foi encontrada, morta ou viva. 

Os dois irmaos, Ansel e Gretchen (Joao e Maria aqui nos EUA chamam Hansel e Gretel) cresceram com a culpa de terem perdido a irma na floresta. Quando o mais velho completa 18 anos, eles sao expulsos de casa pela madastra, e resolvem viver perto do mar, numa paisagem completamente distante e diferente da floresta, que so traz lembrancas da culpa e da irma perdida. Antes que eles chegassem ate o mar, o carro quebra e eles sao obrigados a parar numa cidade pequena, onde pedem ajuda para os locais. 

Eles nao tem dinheiro para pagar o conserto do carro, e assim sao apresentados a Sophia, uma jovem muito bonita que mora numa casinha aconchegante no meio da floresta. A casa eh a doceria de Sophia, que faz todos os tipos e mais deliciosos doces da cidade. Ela precisa de alguem que faca pequenos servicos na casa e vai pagando os irmaos pela ajuda lentamente.

Pelo que eu ja contei acima, voce deve estar pensando: ah, ja vi onde essa estoria vai parar. Pois eu tambem achei a mesma coisa quando estava lendo e me enganei imensamente. 
A autora escreve muito bem, acho delicioso o arranjo que ela faz com as palavras, como ela envolve o leitor. Eu nao conseguia parar de ler por que as minhas teorias sobre Sophia mudaram praticamente a cada capitulo: ela eh ma, ela nao eh ma, ela tem que ser ma, ela vai salvar todo mundo no final. Blahhhh eu estava errada em praticamente tudo! 

Mas o que fez o livro nao entrar na lista de must read foi que eu comprei ele por um motivo, e acontece que eh bastante diferente. Eu me senti enganada, trapaceada, nao daquele jeito que voce gosta, mas quando a estoria toma um rumo que nao era o que voce queria, nem um pouco o que eu queria, nem o que eu esperava. Nao posso negar que foi completamente inesperado, mas eu achei injusto e me decepcionou. Nao posso contar, se nao eu conto o principal!

Como disse no inicio, se voce procura livros refrescantes, que foge dos cliches de hoje em dia, Sweetly eh um deles. Mas essa serie nao eh para os fracos, pois ambos os livros sao muito sangretos. Leitura recomendada!!!

*Nivel de Ingles: Medio.

9 comments

  1. Gente...

    Livs, vou te contar uma coisa: sempre vi esses livros em lojas virtuais, acho as capas muuuuuuito lindas, mas sempre achei que fosse uma história puxada mais pro middle-grade... Fico MUITO feliz em estar errado!
    Com a sua resenha, eu fiquei absurdamente encantado! É muito sangrento?! MELHOR AINDA! AMO livro assim! xD Mais um pra minha enooooorme lista de desejos xD

    Beijão, Livs!

    Mateus Bandeira
    Our Vices

    ReplyDelete
  2. Gostei da história, diferente e intrigante, não sei por aí, mas aqui anda difícil ler coisas realmente bacanas, é tudo tão mais do mesmo.

    Andy_Mon Petit Poison
    www.monpetitpoison.com

    ReplyDelete
  3. Fiquei bem curiosa para saber qual é esse rumo inesperado da estória. =)

    ReplyDelete
  4. Gretchen é cruel... impossível Não lembrar da "Rainha do BumBum" kkkkkkk... Deixando isso de lado... Acho que eu iria gostar bastante...
    Infelizmente não leio em inglês... Se eu lesse, já ia comprar pra ler!

    ReplyDelete
  5. Livs, gostei muito muito da história, mas no fim vc disse que são muito sangrentos, então, n~ão.. Eu acho, fico meio assustada, mas leio sim, sei lá, quem sabe. Mas tbm nao gosto de ser enganada assim nao.
    È frustrante, embora agora eu teha ficado curiosa com o " e agora? Encntram ou não a irmã desaparecida?". Mas quem sabe ne. Essa capa me assusta. Muitos homens nao conseguem ver o rosto nessa imagem, só as arvores. ( Li sobre isso em um livro.) Fazer o que, somos demais.
    Gostei da sua critica, gosto muito quando conseguem expressar o motivo de nao ter gostado. Acho que nao vou colocar na fila nao. Mas amei a critica.
    Bjs

    ReplyDelete
  6. Essa sua resenha me deixou MUITO curioso... Sério, eu sempre fui apaixonado por esta capa - mas confesso que eu tenho um MEDO MASTER da figura presente nela! Rsrsrs

    Até agora não vi nenhuma editora aqui no Brasil se pronunciando por este livro - acho que vou ter que procurar em inglês mesmo!

    Henri B Neto
    ''Na Minha Estante''

    ReplyDelete
  7. Nossa, desejei ardentemente esse livro!!! Hahaha.. me pareceu mt legal, e a capa é ótima!

    Adorei essa coisa de não saber qual é o tchan da personagem!!!


    Beijinho!
    Mariana Melo
    www.felizvros.com

    ReplyDelete
  8. Adorei a resenha =D Os dois livros parecem ser bem interessantes =D
    Agora, fiquei muito curiosa para saber o que te deixou tão decepcionada >< hehehe

    ReplyDelete
  9. Essa capa é tenebrosa!

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)