The Water Wars by Cameron Stracher

Monday, December 26, 2011
The Water Wars foi um livro que me ganhou pela capa. Acho essa capa fantastica! O tema distopico de um mundo onde agua potavel custa mais caro e eh mais raro do que qualquer outra coisa tambem me chama atencao. Uma distopia que nao foge muito de uma possivel realidade. 

A estoria eh contada por Vera e seu irmao Will. Sua mae esta doente, seu pai trabalha para poder comprar comida, manter a familia, mas principalmente comprar agua. A agua que chega no Distrito onde Vera e Will moram nunca eh transparente e limpa, tem sempre um gosto estranho e meio esbranquicada, mas eles nao tem outra escolha. 

Banhos sao tomados em camaras de vento, carros sao raros, mais de um milhao de pessoas ja morreram. O mundo esta em guerra por territorios que contenham agua potavel. Os rios secaram, chuvas sao raras e as aguas salgadas dos oceanos tomaram varias cidades. As escolas ensinam como analisar o ceu para uma possivel chuva, quais as quimicas que devem ser liberadas para que as nuvens nao dissipem e a chuva nao seja perdida. 

A visao de Vera e Will muda quando eles conhecem Kai. Rico, Kai mora em uma area onde agua eh transparente e deliciosa. Ele anda em uma limosine, seu pai eh muito ausente, e o carente Kai acaba ficando amigo de Vera e Will. Kai tem um segredo, que o vai coloca-lo no centro da guerra pela agua. Vera e Will irao a seu resgate. 

Assim como na maioria dos livros distopicos, eu me apaixono pela descricao da nova sociedade. A nova tecnologia criada, a adaptacao do ser humano no novo mundo, os novos conceitos, etc. Com certeza eh o ponto alto do livro. Porem eu nao gostei de como o autor desenvolveu varias coisas cruciais para a estoria. 

Eu nao consegui me apegar aos personagens. A idade de Vera, Will e Kai nao eh dita especificamente, acredito que o objetivo do autor era que eles tivessem uns 15 ou 16 anos. Mas os pensamentos e atitudes deles eram de criancas de no maximo 11 anos, o que me irritou bastante. Na hora que o autor queria que eles tirassem conclusoes adultas, eles tiravam, mas para o resto eles eram totalmente infantis.  Achei que ele vai do possivel ao impossivel no mesmo paragrafo, o que eh chamar o leitor de idiota. Por favor, eh pra convencer o leitor da teoria, faz um esforco maior. Em um minuto o garoto tem 11 anos, no outro ele eh o MacGyver. 

No final virou que se eles conseguissem salvar o amigo e a agua, pra mim ja nao estava importando mais. Nao me convenceu de que tudo aquilo era necessario, e muito menos que duas criancas, hora burras, hora inteligentes, pudessem salvar o mundo.
Desculpem a critica tao negativa, praticamente tudo ficou a desejar nesse livro, e eu nao recomendo.

*Nivel de Ingles: Facil.

6 comments

  1. Poxa Livia eu estava tão animado para ler esse livro... Então... Deixa pra lá né...

    ReplyDelete
  2. Ahhh que pena...
    me pareceu uma história tão legal.. "/
    mas se é assim tenho muitos outros livros para ler kkkkk
    bjos Liv

    ReplyDelete
  3. Hey,

    A capa do livro é realmente bela, mas pena que a história não é la aquelas coisas...

    Abraços,
    Yago.

    ReplyDelete
  4. Poxa, desde que vi a capa tava animada para ler esse, acho que foi até aqui que você colocou a capa... pena :\

    ReplyDelete
  5. Nossa, que decepção esse livro, hein?! Sério esse negócio de o autor na conseguir controlar os personagens e suas características e personalidade é tenso, porque tudo vir uma grande bagunça! Se eu tiver uma oportunidade for-free de preferência eu ainda vou lê-lo, porque gosto da premissa, mas acho que me decepcionarei também.

    Abraços.
    Maicon Z. Vollzin - The Vollzin Post

    ReplyDelete
  6. Já tinha lido uma crítica que tbm falava do problema da idade dos personagens...

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)