The Girl of Fire and Thorns by Rae Carson

Sunday, April 22, 2012
Aqueles que me acompanham aqui no blog sabem que eu sou apaixonada por estorias medievais (nao eh a toa que eu escrevo uma!). E esse livro me foi indicado, e sendo medieval, eu nem pensei duas vezes!

O livro conta estoria de Elisa, a segunda princesa do reino de Orovalle. Sua irma mais velha sera Rainha quando seu pai morrer. Sua mae morreu dando a luz a Elisa, e ela sabe muito bem que a culpa da morte da mae eh sua, pois sua irma deixa isso claro. Elisa porem eh uma menina especial: ela foi marcada por Deus para ser sua serva, com uma pedra de cristal no umbigo - uma Godstone. 

Me chamou muito atencao no livro o fato de que Elisa nao eh uma princesa linda, que todos querem casar, que todos admiram. Elisa esta muito acima de seu peso, suas roupas nao servem, ela se acha gordinha e mesmo assim continua comendo, comendo, comendo. Devido a seu peso, Elisa nao anda rapido, ela sobe poucas escadas, e se cansa com facilidade. As habilidades de Elisa giram em torna de livros, os quais ela sabe de cor, e oracoes, que fazem a sua Godstone pulsar.

Em seu aniversario de 16 anos, o pai de Elisa informa que ela estara se casando com o rei de Joya d'Arena, o reinado vizinho que eh aliado a Orovalle. O casamento tem varios objetivos, que Elisa nao sabe, nem o leitor. No desenrolar da estoria os detalhes vao se revelando. Importante informar que ate o momento de seu casamento, Elisa nunca tinha visto o Rei Alejandro de Joya d'Arena em sua vida, e ele eh um homem muito bonito. 

A estoria tem como base a religiao. Ambos os reinos citados sao extramamente religiosos, e Elisa, como portadora da Godstone e escolhida por Deus, tem papel principal. Porem o que ela deve fazer, o que significa a pedra, o que a pedra faz, escolhida para que, Elisa nao sabe e nem o leitor. A informacao so chega la pelo ultimo terco do livro. 

Me apaixonei pela estoria no primeiro terco do livro. Elisa eh muito inteligente, tudo que ela aprendeu nos livros ela coloca em pratica e o leitor fica satisfeito que ela consegue colocar as pecas dos quebra-cabecas com agilidade. As intrigas do reinado, a amante do Rei, quem no conselho eh realmente a favor e contra a guerra, quem esta empurrando quem, e quem esta puxando o tapete de quem. 

Mas quando chego do segundo terco do livro, devido a um acontecimento que eu nao vou dizer qual eh, Elisa eh levada para "outro lugar" e eu fiquei: pera ai, volta la que la tava otimo! E ai a estoria toma um rumo nada a ver, uma coisa totalmente estranha, que parece que nao encaixava na estoria anterior. Parecia que eu tinha deixado o livro e comecado a ler outro. Nao queria aquela Elisa naquele lugar nada a ver, queria ela de volta no reino, dando tapas de pelica nos outros!

Enfim... a estoria desandou e eu nao gostei. Entendo que o "desandar" foi necessario para o descobrimento de Elisa, para que ela entendesse quem ela realmente, o que a Godstone, eh e o que ela deve fazer. E eh ai que entra a parte onde os magos aparecem. Uma estoria medieval com magos, uma pena que foi parar la num lugar nada a ver. Se essa passagem no lugar "nada a ver" tivesse sido mais rapida, teria salvado o livro, mas nao, dura praticamente o livro todo e ela so volta no final, deixando um gancho para o proximo livro da serie. Tive certeza que a autora enrolou bem para empurrar o resto da estoria para o livro 2 e 3. Uma pena... 

Nao posso negar que a autora tem um dom incrivel para a escrita, em escolher as palavras certas, e ate mesmo faze-las rimar como um poema. Ela inclusive mistura latim em varios trechos, principalmente dos livros lidos por Elisa.
Eu nao sei se encaro no livro 2 da serie nao... talvez mais pra frente, quando eu esquecer que esse foi chatinho.  Entao, recomendo ou nao o livro? Depois dessa critica enorme, eu deixo pra voce resolver se vale a pena ler!

*Nivel de Ingles: Dificil. 
Buy The Book Now at The Book Depository, Free Delivery World Wide

7 comments

  1. Nossa, a capa desse livro, de alguma forma, me lembra de Brightly Woven, não sei por que. =)

    Aliás, Livia, tu viu que um novo livro da Alexandra Bracken vai ser lançado no fim do ano?? Ele se chama The Darkest Minds, e é o primeiro de uma série de mesmo nome. Aqui tá o link: http://bracken.livejournal.com/214517.html
    OMG!!! Eu adorei a sinopse!! =)

    Beijos.

    queridoslivros.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Nossa, eu sou uma pessoa que tem GRANDES problemas em ler um livro mais ''medieval''... Acho que nunca consegui ler nenhum completo, para piorar ainda mais a minha situação.

    Quando eu via este ''Girl of Fire and Thorns'' em outros blogs, achava que ele era uma espécie de Steampunk, mas só pelo o que você disse, já sei que não tem nada a ver!

    Enfim, acho que este eu não encaro não (AINDA mais com este nível de inglês difícil)! =X

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ReplyDelete
  3. Oi Livia! Bem, apesar desse momento de WTF, eu acho que leria sim o livro. Aí é esperar o livro dois :D
    Estou com uma vontade tremendo de ler alguma coisa medieval ou que me faça rir.
    Beijos

    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ReplyDelete
  4. A capa é indiscutível: belíssima.
    Não sabia nada sobre a história além dos seus comentários. Gostei das características da personagem.
    Medieval só li um livro, e não foi uma experiência muito boa pela história, mesmo. Estou aguardando meu Guerra dos Tronos chegar, ansiosamente, para ler. Também tenho a coleção do Tolkien. Opções não faltam.
    Boa semana.

    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ReplyDelete
  5. Oi Lívia,

    Já que você deixou para eu resolver eu leria rsrs. Porque você falou tão bem que quando você falou que desandou eu já estava conquistada pela historia. xD
    Tomara que lancem um dia... por aqui. xD

    beijos

    ReplyDelete
  6. Posso dizer que acho essa capa mto feia?! E a história não me chamou a atenção...

    ReplyDelete
  7. Gostei muito da capa do livro.
    Acho que gostaria de ler ele sim, por ele ser diferente e tal. Nao ter sempre aquelas princesas liiiiiiiiiiindas e corajosas que lutam ate a morte.
    POr isso acho que pode ser uma boa.
    Quando chegar aqui, leio ele sim ;)
    Bjs

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)