Black Heart by Holly Black

Wednesday, May 9, 2012
Black Heart eh o terceiro e ultimo livro da serie The Curse Workers da autora Holly Black. 
Impossivel nao postar essa critica e nao expressar a minha completa INDIGNACAO com o que fizeram com as capas dessa serie. Eu que tenho os 3 livros em primeira edicao, tenho um livro de cada jeito: o primeiro eh bem parecido com o segundo, mas a fonte eh diferente, o que nao faz muita diferenca, mas mostra que do primeiro para o segundo eles ja mudaram as capas. E agora no terceiro, eles mudaram completamente as capas da serie inteira para uma completa aberracao! As capas parecem mais de uma serie de fadas infantil, enquanto o livro eh uma super fantasia envolvendo familias mafiosas. Inacreditavel como uma editora autoriza tal coisa. Coitada da autora que nao tem direito em opinar em nada relacionado a capas. Mas nao deixem as novas capas horrivelmente pessimas desanimarem a sua leitura.

Mas antes de comecar a critica, vamos a alguns pontos importantes:
1- Se voce nao conhece a serie, minha critica do livro 1 - White Cat - esta AQUI. De 2 min do seu tempo para ler e voce nao vai se arrepender, pois a serie eh FANTASTICA!
2- Se voce leu White Cat e nao leu minha critica do livro 2 - Red Glove - esta AQUI. Incrivel mas sim, eh ainda melhor do que o primeiro.
3- Essa critica sera sem spoilers dos livros anteriores.

Black Heart continua de onde Red Glove parou. Os personagens da Holly Black sao sempre muito complexos, cheios de sentimentos conflitantes, sofridos e cheios de defeitos, como um de nos. Aqueles personagens que sao tao reais que o leitor mergulha na estoria com facilidade e fica viciado em poucos capitulos. Uma das coisas que eu mais gostei nessa serie foram os varios sentimentos conflitantes de Cassel, o personagem principal. Cassel continua dividido, tentando se encaixar onde ele acredita nao ser onde pertence, e tentando sair da unica coisa que ele conhece a vida toda: a mafia. E o amor dele por Lila, sua melhor amiga de infancia, nao ajuda nas decisoes que ele acredita ter que tomar. Outro fator fascinante da serie eh como a autora tem habilidade natural em escrever como um garoto. Os garotos vao adorar, ja que eh raro um livro YA escrito no sexo masculino, e as garotas conseguem entender um pouquinho como o cerebro masculino funciona. 

A estoria nao deixa a desejar e eh tao boa quanto o livro 2. A autora fez uma conclusao da triogia que eu vi em pouquissimas series: ela pegou todas as pontas soltas do livro 1 e 2, amarrou todas juntas, uma como consequencia da outra. As solucoes tomadas pelos personagens nos livros anteriores tambem entraram no bolo, que ela colocou uma bomba dentro. No final, o leitor nao sabe se tudo vai explodir ou se eh possivel salvar alguma parte. Se eh que explodir nao seria melhor?

Que final!!! Que serie fantastica, inigualavel! Garanto que voce nunca leu nada parecido, pois nao existe nada parecido no mercado. Eu fico meio orfa agora que acabou... Eu leria nesse mundo uns 3 livros mais! Nao sei como recomendar mais a serie, MUST READ, do inicio ao fim. Se voce ainda nao leu, nao so recomendo voce coloca-la na sua wish list mas como furar a fila e ler em sua proxima leitura. Nao conheco uma pessoa se quer que nao goste da estoria. Leia ja!

*Nivel de Ingles: Medio.
Buy The Book Now at The Book Depository, Free Delivery World Wide

4 comments

  1. Poxa Lívia, coisa irritante fizeram com as capas. As dos 2 primeiros eram lindas e diferentes. Essas ficaram feinhas. O que houve? VOcê sabe? Quiseram atingir outro público? A editora não divulgou nenhuma nota sobre as capas?
    Indignada junto com você!
    O pior, é que quando vierem pro Brasil devem vir com essas capas feinhas :'(

    ReplyDelete
  2. O que mais me surpreendeu m The Curse Workers é que tudo nela é novo... Nada daquilo foi explorado antes, e isto é ótimo! Isto sem falar do Cassel, que eu simplesmente acho que é o meu irmão de outra mãe! Rsrsrs

    Falando sobre as capas. Não, também não me conformei... Se eles tivessem mudado para algo melhor, talvez eu nem falasse nada. Mas não - eles simplesmente ESTRAGARAM TUDO! Eu fiquei decepcionado, é sério... A série não merecia uma crocodilagem dessas! ''(

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ReplyDelete
  3. Vendo você falando da trilogia já tinha me deixado louco para ler... E agora o Henri B Neto falando que é leitura obrigatória...

    O que me deixa frustrado é ter que esperar sair aqui no Brasil, pois não leio em inglês!

    ReplyDelete
  4. Só esperando White Cat sair no Brasil!

    ReplyDelete

Thank you for your comment! =)